Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

GERAL

Setembro Amarelo: Toledo adere campanha pela prevenção da vida

Em aproximadamente dez anos, quase 400 pessoas que residem nas cidades da 20ª Regional de Saúde cometeram suicídio

12/09/2018 - 09:54


Uma das campanhas mais importantes realizadas desde 2015 é o Setembro Amarelo. A ação é voltada para a prevenção ao suicídio, uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Em alusão a este mês, em Toledo, diversos momentos serão realizados para ressaltar a importância da valorização a vida.

Em aproximadamente dez anos, quase 400 pessoas que residem nas cidades da 20ª Regional de Saúde cometeram suicídio, segundo fonte do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM). O município de Toledo não está fora desta lista e os números também preocupam. Visando isso, os profissionais da saúde irão trabalhar diversas temáticas durante todo o mês. Vale lembrar que os mesmos trabalhos são realizados durante todo o ano, mesmo fora da campanha.

A Rede de Saúde Mental conta com três serviços: Ambulatório de Saúde Mental, CAPS-ll, CAPS-AD. No Ambulatório estão sendo trabalhados com o público adolescentes vinculados aos Serviços de Fortalecimento de Vínculos, do Centro de Referências de Assistência Social (CRAS), com a temática “O Valor de uma Vida”. Serão trabalhos 12 oficinas com este grupo. Já nos CAPS-ll estão sendo trabalhos a temática em todas as oficinas terapêuticas do serviço, em que são 14 oficinas; Outras atividades são a rodas de conversa no CRAS com público do local.

As oficinas que estão sendo ministradas pelo CAPS-2 tem como temas; O que é o Setembro Amarelo? Por que o Setembro Amarelo é importante? Objetivo do Setembro Amarelo? Como surgiu o Setembro Amarelo? O que é suicídio? Fatores de risco. Como pedir ajuda? O que não fazer se alguém próximo tem pensamentos suicidas? Como ajudar? Diálogo e mídia, e sobre o  CVV.

Já no CAPS-AD os profissionais têm trazido a temática de prevenção ao suicídio e valorização a vida, com os pacientes que frequentam as oficinas terapêuticas, nas quais são 14 oficinas. Além das oficinas também está sendo trabalhos com  grupos de família do local, Grupos de apoio: Alcoólicos Anônimos, Amor Exigente e Grupo de Pais. Os profissionais também estão realizando palestra conforme a solicitação da rede.  

As ações são desenvolvidas pelos Serviços de Saúde Mental do município. De acordo com a Diretora de Saúde Mental, Ruth da Silva Lemes, os trabalhos de prevenção ao suicídio são realizados durante todo o ano. “Utilizamos este mês para focar e fortalecer ainda mais a prevenção ao suicídio, e por isso a um trabalho mais intensificado em parceria com a Rede de Serviços. Fazendo uma expansão do que já é desenvolvido durante todo o ano”, afirma Ruth.

Informações 

Informações sobre as oficinas podem ser obtidas no Departamento da Saúde Mental pelo telefone 3378-8690.

2web banner 550x250px
Sem nome %28550 x 250 px%29