Nesta quarta-feira (26) é comemorado o Dia dos Surdos. Um dia de comemoração para a FAG Toledo, que conta com o curso de Letras Língua Portuguesa e Libras e quatro intérpretes de Libras que atendem sete acadêmicos em diferentes cursos da instituição.
“Nós temos muitos motivos para comemorar esta data, pois aos poucos e a cada ano os surdos conquistam mais espaços relevantes no mercado de trabalho, no mundo acadêmico e de uma forma geral na sociedade. Mas comemorar não pode significar acomodação, pelo contrário, a data deve ser um impulso para se discutir a inclusão, as demandas e a conquista de espaços de plana inserção para os surdos”, comenta a coordenadora pedagógica da FAG Toledo, Janice Salvador.
Para o acadêmico Mateus Francisconi do 2º período do curso de Ciências Contábeis, é um dia importante de reflexão para os ouvintes, pois eles têm a capacidade de remover barreiras que impedem os surdos de realizar seus sonhos. “É uma data para comemorar as vitórias já conquistadas e discutir sobre as lutas que ainda temos que vencer. Vamos usar nossas mãos e vozes para continuar litando pelos nossos sonhos”, comenta.
A acadêmica Flaviana Machado do 8º período de Letras Libras lembra que as dificuldades e demandas da comunidade surda estão mais próximas do que se imagina. “Nós temos aqui em Toledo a APADA (Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos) que está fechada e precisa ser reaberta para atender as crianças surdas que são daqui e estão estudando em outra cidade. Ela precisa ser reaberta e a sociedade precisa abraçar a causa. Mas no geral é sim um dia de comemoração. Eu sou orgulhosa de ser surda e testar a cada dia minhas capacidades e avaliar meu desenvolvimento”, relata.
O Dia dos Surdos integra o mês de celebração do “Setembro Azul” foi instituída em 2008 e escolhida em homenagem a criação da primeira Escola de Surdos do Brasil, em 1857, hoje o Instituto Nacional de Educação de Surdos.