No próximo dia 26 de outubro acontece a VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento será na PUC-PR Campus de Toledo durante todo o dia. O tema escolhido pela Conferência Nacional e que deverá ser seguido por todas as demais é “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”.
O objetivo geral desta oitava conferência é Mobilizar os integrantes do Sistema de Garantia de Direitos (SGD), crianças, adolescentes e a sociedade para a construção de propostas voltadas para a afirmação do princípio da proteção integral de crianças e adolescentes nas políticas públicas, fortalecendo as estratégias e ações de enfrentamento às violências e considerando a diversidade.
Participação
O critério adotado para participar da VIII Conferência está vinculado à participação em uma das seis pré-conferências que estão agendadas. A primeira delas, para esta quinta-feira (04) no Centro Cultural Ondy Hélio Niederauer a partir das 14h. A participação é aberta ao público em geral. A presença garante a representatividade como delegado na Conferência do dia 26 de outubro.
Datas e locais das Pré-conferências
04/10 - Centro Cultural Ondy Hélio Niederauer (Centro de Eventos Vila Pioneiro), 14h
08/10 - Centro da Juventude Jardim Europa 14h
08/10 - Centro de Revitalização da Pessoa Idosa Jardim Coopagro – 14h
09/10 - Unidade São Francisco – 14h
10/10 - Unioeste – 8h
10/10 - Escola de Novo Sarandi – 14h
Eixos temáticos
Em todas as pré-conferências serão divididos os grupos para discutirem cinco eixos temáticos que nortearão as propostas a serem encaminhadas para a conferência estadual e para a nacional. São eles:
Eixo I: Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social; Eixo II: Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes; Eixo III: Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes; Eixo IV: Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes; Eixo V: Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Criança e Adolescentes.
Nesta semana, integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) participaram de uma capacitação na sede da Secretaria de Assistência para ajustar a organização das pré-conferências.
Expectativa
A Presidente da Comissão Organizadora, Iris Damian Scuzziato, disse que a expectativa para a Conferência é que haja uma ampla participação de toda a sociedade “para que a gente possa propor políticas públicas que garantam direitos humanos para as crianças e adolescentes de nosso município nos próximos três anos”.
Ela lembrou ainda que a criança e o adolescente são prioridade absoluta em todas as políticas públicas, tais como na saúde, educação, assistência, cultura, esportes, entre outras. “É dever de todos garantir os direitos das crianças e adolescentes, inclusive das próprias famílias”, frisa.
Desafios
A Presidente do CMDCA, Tatiani Guzzo, disse que o maior desafio é mobilizar as pessoas para participarem. “Não só para a conferência, mas nas próprias reuniões do Conselho. Hoje é visível o cansaço e a desmotivação por parte de um número considerável de profissionais devido a sobrecarga de atividades por conta da falta de efetividade da proposta de intersetorialidade”, desabafou.
Ou seja, segundo ela, hoje os profissionais de algumas áreas acabam assumindo a participação nos conselhos e as responsabilidades que poderiam ser dividas por mais profissionais de áreas distintas. “Essa falta de envolvimento afeta na garantia dos direitos das nossas crianças e adolescentes. Por conta disso, esperamos contar com a presença de todos os profissionais da Rede de Proteção (Cultura, Esporte, Saúde, Educação…) em nossas pré-conferências e também na Conferência do dia 26 de outubro”, salienta Tatiani Guzzo.