O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), e a Prefeitura de Toledo convidam a população para participar da VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento acontecerá no auditório da PUC, na Vila Becker, nesta sexta-feira (26), a partir das 8h.
O principal objetivo da conferência é fortalecer o diálogo, discutir e elaborar propostas para melhorar a qualidade da política de atendimento às crianças e adolescentes. Dos encontros municipais saem as propostas para a Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, que acontece em junho de 2019.
A programação acontece o dia todo, com pausa para o almoço. A recepção ficará por conta do Circo da Alegria, às 08h30 uma apresentação cultural de Ginástica Rítmica que será promovida pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL). Logo em seguida, abertura oficial e composição da Mesa de Honra, e o lançamento do novo logotipo do CMDCA.
A palestra “Proteção Integral, Diversidade e o Enfrentamento das Violências”, com a psicóloga Juliana Feitosa, Mestre e Doutoranda em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá acontecerá às 09h30 e um debate finaliza a manhã.
A tarde inicia às 13h30 com o Coral do CAIC, logo após acontecerá a apresentação das Pré-Conferências, com a aprovação das propostas e as prioridades para a Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, apreciação e aprovação das moções. Finalizando a tarde com a eleição de delegados para a Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.
A presidente do CMDCA Tatiani Flinkler Guzzo ressalta a importância da participação da população e das entidades. “A conferência é o espaço da discussão, da formulação e da implementação de políticas públicas para criança e adolescente”.
Eixos de Atuação
Os eixos de atuação que receberão propostas são: garantia dos direitos e políticas públicas integradas e de inclusão social; prevenção e enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes; orçamento e financiamento das políticas para esse público; participação, comunicação social e protagonismo de crianças e adolescentes e espaços de gestão e controle social das políticas públicas.