Com mais de 80 participantes, foi um sucesso workshop de mecânica básica para mulheres realizado na noite de quinta-feira (25). A iniciativa foi dos Núcleos Setoriais de Mecânicas, de Corretoras de Seguro e da Mulher Empresária, da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), em parceria com a empresa Porto Seguro Seguros.
O curso foi desenvolvido exclusivamente para mulheres e foi aplicado pela instrutora Roseli Oliveira, que iniciou este trabalho há mais de 20 anos. Roseli tem sua própria oficina, junto com seu esposo, e conta que desde criança era apaixonada por carros. Teve que lutar contra os preconceitos, porque “mecânica não era para mulheres”. Aos 21 anos, usou os recursos da rescisão de trabalho em um banco e decidiu correr atrás do seu sonho.
Depois de três anos de curso no Senai, em São Paulo, trabalhou de graça na oficina de um conhecido por nove meses, até que conseguiu emprego em uma grande concessionária. De lá para cá não parou mais e além da empresa própria, Roseli se dedica a ajudar as mulheres a conhecer um pouco mais desta temática, em workshops e palestras. Em 15 anos, já palestrou para mais de 10 mil mulheres em todo o país.
A ideia é levar informações para que o público feminino entenda um pouco mais sobre os princípios do funcionamento de um veículo, para que quando precisarem procurar uma oficina, não se sintam constrangidas e possam ser melhor compreendidas pelos mecânicos
“As mulheres estão mais independentes e preocupadas em buscar conhecimentos. Está mudando esta visão de que não sabem cuidar do carro e percebo nas palestras que a interação é muito maior com uma mulher orientando”, destaca Roseli.
No workshop Roseli faz a apresentação em slides e leva também as principais peças de veículos (sucatas), pintadas de rosa, explica as funcionalidades e localização, fala sobre os cuidados e manutenção básica, como agir em situações de emergência, entre outros temas. “É conteúdo para cinco horas de curso, porém, tenho que resumir e repassar tudo isso em uma hora e meia a duas horas”, frisa.
Aprendizado
A jovem Quelly Kleinubing, que trabalha em um escritório de contabilidade, levou muitos questionamentos e considera que a palestra foi excelente. “Estou mais ligada com estas questões, procuro cuidar do meu carro e quero ter mais informações, para saber conversar com o mecânico e não ser enganada. Minha sugestão é que façam um dia inteiro de curso, com bastante prática”, ressalta.
Silvia Letícia de Almeida, integrante do Núcleo Mulher Empresária, compartilha da mesma opinião. “A palestra superou minha expectativa. Foi ótima. Desconhecia muitas coisas sobre prevenção, manutenção e a partir de agora poderei tomar mais cuidados com o carro”, frisa.
Para a coordenadora do Núcleo da Mulher Empresária, Raquel Gehlen, o evento foi muito produtivo. “Percebemos grande interesse das participantes, houve muita interação com a instrutora. As mulheres queriam conhecer e perguntar mais, o tempo foi curto. Por isso, nossa avaliação foi mais que positiva”, afirma.
Segundo o coordenador do Núcleo de Mecânicas, Hélio (Helinho) Chaves, de maneira geral as mulheres têm demonstrado muito interesse em aprender sobre a manutenção de veículos e a participação no evento foi excelente. “As mulheres estão cada vez mais independentes, antenadas, buscando conhecimento, porque querem chegar na mecânica com um diagnóstico. Elas gostaram muito da instrutora, depois, muitas foram interagir com os mecânicos, e saíram com uma visão diferente sobre o assunto”, aponta.
O evento integrou a programação do Outubro Rosa e foi realizado no Centro de Juventude do Jardim Coopagro. A participação não teve custo e para contribuir, as participantes doaram um quilo de alimento não perecível, que será repassado a entidades assistenciais.