Durante a semana, são prestadas orientações e consultorias empresariais, como formalização dos empreendedores individuais; alvará provisório e graus de risco; linhas de crédito disponíveis; alterações de dados de empreendedores individuais formalizados; capacitação em finanças e marketing, entre outros.
A ação está sendo realizada simultaneamente em 35 mil Municípios do Paraná. Deste número 25 cidades fazem parte do Oeste do Estado. Os estandes físicos da região estão montados em Toledo e Foz do Iguaçu. Nos demais municípios estão sendo realizados atendimentos, palestras e consultorias. O consultor do Sebrae/PR em Toledo, Alan Alex Debus, disse que o diagnóstico de um estudo mostra que Toledo possui 6.490 empreendedores informais. Atualmente, 1.118 estão formalizados. “Há mais de 5 mil empreendedores para serem formalizados e conhecer os benefícios e aparato legal”. Debus explica que para realizar a formalização, a empresa deve ter um rendimento de até R$ 86 mil ao ano; ter até um funcionário; não ter débitos com a receita federal e não ser sócio de nenhuma outra micro empresa. “Para a formalização são necessários alguns documentos, como RG, CPF, comprovante de endereço e carnê de IPTU”.
Orientações
A Acit estará orientando sobre os benefícios em associar-se à entidade, que criou uma categoria especial de associado de empreeendedor individual, com mensalidade de R$ 10, incluídos todos os benefícios dos demais. Além disso, receberão informações sobre como participar do Núcleo Setorial de Empreendedores Individuais, criado recentemente para auxiliar na gestão de seus negócios.
Para o presidente da Acit, Walmor Lodi, esta ação é de fundamental importância. “Toledo tem cerca de seis mil empreendedores informais e é preciso fazer com que estas pessoas possam sair desta condição e passem para a formalidade, de modo que tenham mais oportunidades para crescer”, frisa.
Destaca também que a Acit vem trabalhando há algum tempo neste sentido. “A entidade vem trabalhando em parceria com o Sebrae, buscando capacitar os empreendedores, abrir a visão e mostrar as vantagens de estar na formalidade. As possibilidades de crescimento são muitas e logo podem passar a ser microempreendedores ou pequenos empresários e crescer no seu segmento. Temos essa obrigação em fazer este trabalho e apoiar,” afirma Lodi.
Parceiros
Também são parceiros na realização da Semana do Empreendedor Individual em Toledo, o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná (Sescap-PR); o Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade de Toledo e Região (Sincoeste); a Previdência Social; as Receitas Federal e Estadual; a Junta Comercial do Paraná (Jucepar); a Agência de Fomento do Paraná; o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob); o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal.
Atendimento
O atendimento segue até este sábado (02) das 9h às 17h interruptas.
Da redação com informações da assessoria
GERAL
Mais de 6 mil empresas atuam na informalidade em Toledo
Até este sábado (02) acontece a Semana do Empreendedor Individual. Iniciativa do Sebrae Nacional, a terceira edição terá programação especial em Toledo. O evento, realizado pelo Sebrae/PR em parceria com a Prefeitura Municipal e entidades locais, oferece serviços gratuitos. Uma estrutura especial de atendimento, para os empreendedores está montada na Praça Willy Barth, no Largo São Vicente de Paulo.
Mais lidas
- 1Esporte Cidadão: equipe de Toledo é premiada no Mato Grosso do Sul
- 2Let’s Dance 2025 terá mostras de dança e workshops para o público
- 3Estudo da Fiocruz revela mecanismo associado à gravidade da COVID-19
- 4Toledo lidera geração de empregos no Paraná no 1º trimestre
- 5Produtos com potencial de Indicação Geográfica são apresentados em encontro, no Sebrae/PR
Últimas notícias
- 1Dia D de multivacinação no Paraná será no sábado; meta é atingir 300 mil doses aplicadas
- 2Aeroporto Municipal passa por vistoria da Força Aérea Brasileira
- 3Disciplina
- 4Prefeituras devem enviar documentação para construção de novas creches até 30 de maio
- 5Em 2025 o mundo volta a olhar para o Cooperativismo