1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Comunidade de Vista Alegre ganha saneamento básico

Mais uma comunidade do interior do município está sendo beneficiada com saneamento básico. Na semana passada foi perfurado o poço artesiano de Vista Alegre, no interior do município, que irá beneficiar um grupo de 40 famílias.

29/06/2011 - 13:46


O sistema é o último que está sendo implantado no município, entre os 20 previstos em parceria com a Sanepar, prefeitura e moradores, na renovação do contrato de concessão de água para o município, assinado com a empresa. Na assinatura do contrato de renovação, a empresa se comprometeu a auxiliar na implantação de 20 novos sistemas de saneamento, concluídos agora.
“É um enorme benefício para a comunidade, que terá água de qualidade, tratada e encanada”, comenta o engenheiro civil Flávio Augusto Scherer, responsável técnico pelo programa de saneamento rural da Secretaria de Infraestrutura Rural. Confirmada a vazão do poço, que chega a 17.600 litros por hora, será feita a abertura de galerias para a implantação do sistema de tubulação, levando a água até as casas. Em cerca de 60 dias o trabalho deve ser concluído, estima ele.
Cada sistema destes, incluindo a perfuração do poço, que neste caso chegou a 200 metros de profundidade, instalação da tubulação, bomba e caixa de água, chega a um custo médio de R$ 120 mil. Os valores são divididos entre os parceiros. A Sanepar entra com os equipamentos (tubulação), a prefeitura com a perfuração do poço, aumento da rede de energia, entre outros materiais, e a comunidade com a mão-de-obra. A estrutura é entregue posteriormente para os moradores, que se encarregam da manutenção, através da cobrança dos serviços e de uma taxa para eventuais reparos.
Cerca de 50 comunidades do interior, estima Flávio, já foram contempladas com sistemas de saneamento rural. Segundo ele, são necessários grupos de no mínimo 15 a 20 pessoas para viabilizar o projeto. Sem o saneamento, as famílias captam água para o consumo humano de fontes ou poços rasos, muitas vezes de qualidade duvidosa e enfrentando perigos de contaminação, especialmente de pesticidas. A água tratada e encanada, além do conforto, garante ele, oferece menos riscos à saúde da população.

 

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29