1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Salão da Prefeitura recebe busto de primeiro funcionário público e posto de atendimento do Banco do Brasil

Passado e futuro apertaram as mãos durante a entrega do busto de Alcides Donin e a inauguração da nova agência do Banco do Brasil no salão de entrada da prefeitura de Toledo. Primeiro funcionário público do município, o homenageado controlava manualmente o dinheiro da administração em um livro-caixa.

29/06/2011 - 13:54


Agora, por determinação do Tribunal de Contas do Estado, a movimentação financeira das prefeituras deve ocorrer somente por meio de uma informatizada instituição bancária. Ocorrido nesta quarta-feira de São Pedro (29), o evento seguiu ao ritmo da chuva que caia e das lembranças revividas pelos presentes.
Atencioso, calmo, sincero e principalmente honesto estiveram entre os adjetivos mais mencionados sobre Alcides Donin. Nomeado como tesoureiro, em dezembro de 1952 pelo então prefeito Ernesto Dall’ Óglio, ele teve como primeira missão realizar um levantamento das casas, indústrias e profissões para lançar os primeiros impostos em favor do município. “Saiu dia 18 e só voltou às vésperas do Natal, 24, com o cadastro pronto”, recordou o filho e ex-prefeito Derli Donin, explicando que o pai para executar a tarefa pedia carona nos caminhões, jipes e outros transportes da época. “Hoje, sinto a maior das emoções de minha vida, que é feita de ciclos com o retorno das amizades construídas lá atrás. Sei da importância de vocês, servidores públicos, em qualquer tempo e devem se orgulhar desta condição”.
Aposentado do serviço público em janeiro de 1988 e falecido em dois de julho de 1999, o senhor Alcides registrava todas as entradas e saídas do dinheiro público.  Quem recebeu o primeiro pagamento pelas mãos do homenageado foi o atual prefeito, José Carlos Schiavinato, que também embargou a voz ao lembrar que a cerimônia coincidia com a data de aniversário do seu falecido pai. “Em janeiro de 1980, meus primeiros 20 dias de trabalho como engenheiro da prefeitura foram pagos em dinheiro vivo”, lembrou Schiavinato, enfatizando o zelo com que Donin cuidava dos recursos municipais, sempre pedindo que economizassem. “Quando construíamos o estádio, ele olhava o orçamento e nos alertava sempre  para não gastarmos demais. Quis a providência divina que fizéssemos esta homenagem no mesmo dia em que se instala mais um posto de atendimento bancário nas dependências da prefeitura, propiciando mais conforto e segurança aos contribuintes para recolher seus tributos”.
O superintendente do Banco do Brasil, Marcos Antonio Koteski, enfatizou que a cessão do espaço físico pela prefeitura para a abertura do posto sela uma parceria. “Está aberto a toda comunidade de 9 às 15h e a serviço das inúmeras atividades econômicas desenvolvidas pela cidade: o agronegócio, a indústria, o comércio, etc”.

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29