1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

PECUÁRIA

Toledo volta a liderar produção agropecuária no Paraná

Toledo voltou a liderar o ranking da produção agropecuária no estado, após ter perdido a posição no ano passado, depois de anos ocupando a dianteira entre os municípios paranaenses. Os resultados foram divulgados nesta semana, pelo Departamento de Economia Rural (DERAL) da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (SEAB). O município de Toledo passou de R$ 835.107.541 no ano anterior para R$ 975.286.639,00 neste ano, referente a safra 2009/2010.

29/06/2011 - 13:56


Os números indicam uma recuperação na produção de grãos em relação ao índice anterior, que tinha sofrido com a estiagem. “São quase um bilhão de reais”, destacou o prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato, parabenizando o produtor pelos números e agradecendo a todos os envolvidos no processo. Entre eles citou o Banco do Brasil, que inaugurou nesta quarta-feira (29), um posto de atendimento na prefeitura de Toledo, cooperativas, empresas, entre outros que trabalham para o desenvolvimento do agronegócio e dão apoio ao homem do campo. “Estamos muito felizes com estes resultados e com a produção agropecuária de Toledo, que é muito expressiva, tanto na produção de grãos como animais, gerando emprego e renda para o município”.
Os números, observou o secretário de Agricultura e Abastecimento, Eloir Pape, demonstram o quanto o município está sendo explorado corretamente. Segundo ele, cidades de maior porte, com até três vezes mais a área do município, não apresentam a mesma produção. Ele atribuiu os resultados positivos às características do município, desde a distribuição fundiária, com pequenas propriedades rurais, muito produtivas, à produção de animais, especialmente avicultura, com 29,8% cento do total, suinocultura, entre outros, além da produção de grãos, com 19,8% do total.
Ele também ressaltou a contrapartida do governo federal, acompanhando e atuando na fiscalização, do governo municipal, auxiliando com estradas e condições para a permanência do produtor no campo, produzindo e com qualidade de vida, a infraestrutura agropecuária com frigoríficos e armazéns para depósito de grãos, o solo e clima favoráveis da região e a força de trabalho do homem do campo. Ele também apontou ainda o mercado internacional favorável na última safra, com preços excepcionais para o frango, suíno, soja e trigo, que se refletiram na soma geral dos números.
O VBP é um dos índices que reflete a geração de renda na agropecuária e serve para a composição do índice para o repasse de recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
O VBP de Toledo, conforme avalia Paulo Oliva, técnico do Deral de Toledo, cresceu 10% em relação ao índice anterior. “Tivemos uma safra cheia em 2009/2010, com culturas de verão e de inverno excelentes, além de preços favoráveis para a comercialização de grãos e animais. Os dados positivos favoreceram o crescimento do VBP no estado e também na região”, destaca. Com altos índices de produtividade, o retorno da liderança do município no VBP do estado é fruto da recuperação da produção de grãos, que no ano anterior havia passado por uma estiagem. Para o próximo ano, no entanto, ele projeta índices mais pessimistas, considerando as geadas dos últimos dias, que atingiram o milho safrinha, assim como a queda no preço da exportação de suínos por conta do embargo da Rússia à carne brasileira.

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29