1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

G22 deve ampliar a sua atuação para outros Estados, afirma Scherer

No dia 20 de julho, os representantes das cidades que fazem parte do Grupo dos Municípios Paranaenses pólos em soluções ambientais e maiores geradores de resíduos sólidos (G22) vão se reunir em Curitiba para mais um encontro. Segundo o engenheiro civil da Secretaria do Meio Ambiente e responsável técnico do aterro sanitário de Toledo, Flávio Augusto Scherer, um dos assuntos a ser discutido é a ampliação da atuação do G22.

29/06/2011 - 14:13


Scherer explicou que o G22 representa 90% da geração de resíduos do Estado e foi convidado a participar da Coordenadoria de Desenvolvimento da Região Sul (Codesul), o qual faz parte os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.
“A possibilidade de ampliar parcerias representa um entrosamento maior entre o Município e as empresas geradoras de resíduos, porque geralmente a cidade fica com o ônus e a empresa com o bônus”. Scherer salientou que houve mudanças na política de resíduos sólidos e as empresas que geram os resíduos são responsáveis para fazer a logística reversa do material.

Associação de Catadores de Toledo recebe equipamento por meio do G22

Nesta semana, a Associação de Catadores de Toledo recebeu um elevador elétrico de carga de fardos, com capacidade de 700 quilos e pode elevar a uma altura de 5,5 metros. O equipamento será utilizado na central de triagem de resíduos recicláveis. O equipamento é uma doação da Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e Bebidas (ABIR) e faz parte do projeto Multiplicadores Ambientais, desenvolvido com o G22 em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente.
Scherer explica que a equipe elabora os fardos para armazenagem e se não empilhá-los não haverá espaço suficiente para o armazenamento. “Na central de triagem, o equipamento que tinha estava estragado e a equipe estava usando equipamentos que não eram adequados para fazer o empilhamento destes fardos. O equipamento é uma conquista do Município e foi imediatamente repassado para a Associação de Catadores que é responsável pela coleta de recicláveis”.

Sem nome %281144 x 250 px%29