Toledo recebeu desde outubro de 2018 o projeto Fortalecendo Redes Culturais, que envolveu um curso profissionalizante em gestão cultural e a realização do mapeamento cultural da cidade. Uma equipe de cinco bolsistas e agentes culturais entrevistaram 243 pessoas, entre artistas, agentes, produtores e fazedores de cultura da cidade. Os dados coletados foram tabulados e irão mensurar o cenário cultural de Toledo. Os resultados das pesquisas serão apresentados no dia 09 de fevereiro, às 19h, no auditório da Prefeitura.
No evento também será apresentada uma proposta de trabalho para o fortalecimento das redes culturais no município, assim como a entrega de certificados para os formandos das oficinas do projeto que ocorreram em 2018 no CEU das Artes, “Cultura, gestão e projetos culturais” e “Mapeamento Cultural”.
Mariana Gouveia foi uma das mapeadoras do projeto. Para ela, o mapeamento tem um peso cultural e social. “É uma forma de dar voz a pessoas e entidades que incentivam e cultivam a cultura da cidade. Tive a oportunidade de traçar uma nova perspectiva sobre o município, corrigir algumas impressões e mergulhar no cenário cultural que é tão rico por aqui”, comenta.
Já Isabela Olsen diz que o projeto pode fazer toda a diferença na história do município no que diz respeito à ampliação de Políticas Públicas Culturais e na construção do Plano Municipal da Cultura. “Ao entrarmos em contato com centenas de pessoas, pude me certificar, da quantidade de gente com alta qualificação e potencial criativo atuantes na cidade, bem como, também há muitos jovens e adultos sem o acesso a cidadania cultural, lutando por oportunidades para o seu desenvolvimento profissional e espaço no mercado de trabalho”, explica.
O projeto foi uma iniciativa do CEBRAP, financiada pela Unesco e apoiada pelo Ministério da Cultura e Programa CEU das Artes. As principais informações de atuação, localização e contatos dos agentes mapeados ficarão disponíveis no site após o termino total do projeto.
O projeto Fortalecendo Redes Culturais
Fortalecendo Redes Culturais é um projeto pensado tendo os equipamentos CEUs das Artes como centralidade, a intensão é colaborar para o fortalecimento da interlocução dos CEUs com as comunidades culturais locais e reforçar sua característica de descentralização e adaptação aos contextos locais.
O projeto tem duas etapas. A primeira consiste em um programa de formação de atores culturais com o objetivo de ampliar e qualificar as possibilidades de atuação nas cadeias locais de produção cultural, bem como favorecer uma interlocução mais qualificada entre gestores públicos e atores da sociedade civil. O segundo conjunto de atividades envolve o mapeamento e o diagnóstico das principais demandas dos grupos e agentes que atuam nas cadeias de produção cultural da cidade.
Em Toledo, o CEU das Artes recebeu os professores Ana Paula do Val e Danilo Oliveira, que realizaram o curso de formação de atores culturais, bem como a oficina de mapeamento e diagnóstico. As atividades que aconteceram de 05 a 14 de novembro de 2018.
Durante os cursos de formação, Lenon Rodrigues - representante do Ministério da Cultura - também esteve presente para acompanhar as atividades no equipamento cultural, que está localizado no Jardim Europa e foi o primeiro CEU das Artes inaugurado no Brasil.
Os Multiplicadores Culturais
Os responsáveis pelo mapeamento cultural em Toledo foram Cristiane Candido, formada em filosofia e comunicadora; Fernanda Fetter, empresária, arte educadora, dançarina e estudante de educação física; Isabela Olsen, cientista social, arte terapeuta e atriz amadora; Mariana Gouveia, comunicóloga e contadora de histórias; Otávio Augusto, estudante de ciências sociais, músico e artista plástico. Eles contaram ainda com um time de voluntários para realização do mapeamento.