A formação tem carga horária de 40h e traz noções gerais dos recursos tecnológicos disponíveis nas escolas, noções básicas de softwares de edição de textos e planilhas, navegação segura na internet e ambientes de aprendizagem online (a distância), entre outros. Segundo a docente da CRTE Renice Cecília Gafuri, o curso tem um direcionamento diferente para os funcionários. “O trabalho com o professor é voltado para suas aulas, e com o agente educacional tem um direcionamento mais geral e também pedagógico, já que eles não trabalham em sala de aula, mas estão inseridos no contexto escolar”, explica Renice.
As atividades práticas e a distância também foram elaboradas pensando na realidade profissional dos agentes. Na turma dos agentes educacionais I, responsáveis pelos serviços gerais de manutenção e pela alimentação escolar, uma das atividades práticas solicitava que os cursistas pesquisassem na internet ações referentes ao seu trabalho, como uma receita que pudesse ser preparada na merenda escolar. Já nas turmas de agentes II, responsáveis pelo trabalho administrativo, as atividades práticas incluíram confecção de apresentações de slides, planilhas e mala direta.
Para a professora Teresinha Magnabosco, que iniciou na CRTE como docente na turma dos agentes educacionais I, esta tem sido uma experiência gratificante. “É bom ver a força de vontade que eles tem em aprender algo novo, diferente das atividades que exercem no seu cotidiano. Aos poucos eles vão perdendo o medo de usar o equipamento e os recursos disponíveis”, relata. Para muitos destes funcionários o computador era um equipamento inacessível que agora se torna mais uma ferramenta de trabalho.
Da Assessoria