Casa de not%c3%adcias 1144x150

POLÍTICA

Eliezer Fontana é o novo presidente da Amop; Schiavinato assume super departamento

Depois de uma manhã de discussões a portas fechadas entre as chapas que concorriam a Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop) a decisão foi de consenso e o novo presidente é o prefeito de Corbélia, Eliezer Fontana. Assume como vice-presidente da entidade o prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato, que acabou desistindo de bater chapa com Eliezer em nome da unidade da entidade.

30/06/2011 - 15:00


Em entrevista a Rádio CBN de Cascavel, antes do início do processo eleitoral, Eliezer Fontana havia declarado que ele acreditava no “consenso” e tinha uma proposta para o prefeito de Toledo de criar “um super departamento”, onde Schiavinato seria o coordenador trabalhando junto aos consórcios e na elaboração de projetos relacionados a Caixa e Secretaria de Desenvolvimento Urbano. Antes da eleição Schiavinato também declarou a imprensa que acreditava no consenso, e de que os prefeitos desejavam a conciliação. Foi o que aconteceu. Por aclamação e unanimidade de votos, o prefeito de Corbélia, Eliezer José Fontana, foi eleito o novo presidente da Amop. E o primeiro vice-presidente da Amop é o prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato, que abriu mão de concorrer à presidência em nome do consenso da entidade. Schiavinato optou por retirar sua chapa e assumir, além da primeira vice-presidência, a coordenação de projetos da Amop. “Temos que arregaçar as mangas em busca de recursos por parte dos governos federal e estadual”, disse Schiavinato.

O prefeito de Toledo relatou que a ideia de criar um departamento técnico dentro da Amop para auxiliar as prefeituras menores na elaboração de projetos para o governo do estado e federal foi muito bem recebida pelos prefeitos. Schiavinato disse que ficou acertado que ele terá autonomia para implantar e estruturar o departamento, que terá continuidade além do tempo de noves meses de mandato desta gestão. Schiavinato explica que o departamento atuará como uma secretaria de planejamento a disposição das pequenas prefeituras da região oeste. “Assim poderemos atender os municípios e mostrar resultados efetivos da participação da entidade; projetos como plano diretor, plano de gerenciamento de resíduos poderão ser elaborados para as prefeituras”, disse Schiavinato. O prefeito ressaltou também que ao implementar essa ideia, a Amop valoriza ainda mais os municípios menores que não perdem recursos do governo federal e de emendas parlamentares por falta de projetos. “Quem sai ganhando com isso é o cidadão do oeste do Paraná”, destacou.
Já o novo presidente Eliezer, que fica a frente da entidade por um ano, afirmou que será um interlocutor dos prefeitos junto aos governos Beto Richa, de quem coordenou regionalmente a vitoriosa campanha nas urnas ano passado, e junto à ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, que juntamente com seu marido, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, possui amplo respaldo e acesso. Eliezer, depois de aclamado presidente, frisou que esta gestão contará com a sua ação política aliada ao conhecimento técnico do prefeito Schiavinato. Ele destacou ainda que pretende fazer muitas realizações para melhorar as gestões públicas dos municípios do oeste e promover o desenvolvimento da região.
O ex-presidente da Amop, o prefeito de Jesuítas, Junior Weiller, fez um relato de sua gestão e conclamou à nova diretoria que continue o trabalho desenvolvido em seu mandato, especialmente a luta pela conquista das causas maiores oestinas, como duplicação de rodovias, construção de ramais ferroviários e do Aeroporto Regional do Oeste, entre outros feitos.
A eleição realizada nesta quinta-feira (30) em assembléia extraordinária realizada na sede da entidade em Cascavel contou com a participação de 48 prefeitos e prefeitas em dia com suas obrigações estatutárias.
 
Por Rosselane Giordani com informações da assessoria
Sem nome %281144 x 250 px%29