1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

Secretária defende que se faça debate em torno de políticas públicas de saúde

A XI Conferência Municipal de Saúde que será realizada nos dias 29 e 30 de julho, no Centro de Eventos Ismael Sperafico, é uma oportunidade para ampliar o debate em torno das políticas públicas de saúde. Esse é o ponto de vista da secretária municipal de saúde, Denise Liel que argumenta que o objetivo da Conferência é elaborar propostas que agreguem valores ao Sistema Único de Saúde (SUS) e a política municipal. Ela lembrou que ao longo das dez conferências, muitas vezes, há propostas relacionadas ao aumento de remédios, consultas ou exames. Para Denise, estas ações não agregam à políticas de saúde. “Nós devemos pensar quais políticas de saúde queremos para a saúde de nosso Município. Por isso, discutir as redes de atenção a saúde e como estão organizados os serviços de saúde. São propostas para o coletivo e não somente para o indivíduo”.

01/07/2011 - 15:08


Neste ano o tema principal é “SUS, Patrimônio do Povo Brasileiro: Construindo as Redes de Atenção à Saúde” e é debatido pelo auditor SEAUD/PR/DENASUS – MS, Mário Lobato da Costa, no primeiro dia do encontro. Em relação ao tema, a secretária frisou a importância de discutir as deficiências do SUS e apontar caminhos, porque o assunto discutido durante a Conferência Municipal será de base para as Conferências Estadual e Nacional. “A realidade do Brasil será discutido neste período em que são realizadas as conferências municipais de saúde. O SUS é um patrimônio que deve ser respeitado e valorizado. Muitas vezes, em discurso, denegrimos esta política que é importante para o Brasil. É preciso entender um pouco para avaliar e apresentar sugestões críticas que tenham conteúdo e que seja eficiente ou que seja propositiva para o SUS”, avaliou. Denise ainda explicou que o cidadão “nunca vai para uma pré ou Conferência representando si, mas ela tem que representar uma entidade, ou seja, Associação Pais e Mestres, Moradores, Grupo de Idosos, Clube de Mães, prestadores de serviços, órgãos governamentais, trabalhadores na área de saúde. “A pessoa pode ir lá, mas no momento em que for se candidatar ela deve ser referendada pela sua entidade e associação”.
Pré-Conferências
Nesta semana e na próxima são realizadas as pré-conferências, sendo sete na área urbana e três na área rural do Município. O intuito é formular propostas e indicar delegados para a Conferência. A primeira acontece nesta sexta-feira (01), às 19h, no auditório da Prefeitura, com os prestadores de serviços do Governo e trabalhadores em saúde. Denise explicou que durante as pré conferências serão discutidas as temáticas da Conferência e possibilitar a população elaborar propostas para a saúde do Município de Toledo. Denise salientou que a sociedade juntamente com os organizadores do evento podem discutir junto a realidade das associações ou entidades que estiverem presentes.
“Na pré conferência não será discutida somente o que precisa um determinado bairro, e sim, o que precisa aquele grupo de entidades. Também durante as pré conferências, as associações podem preencher um documento referendando os delegados para a Conferência. Ao mesmo que possibilitamos a entidade que se não quiser fazer isso no dia pode entregar o formulário na Secretaria de Saúde até o dia 13 de julho”.

Programação das pré-conferências

Área urbana
4 de julho – 19h – Centro de Revitalização da Terceira Idade – CERTI Pioneira
5 de julho – 19h – Associação de Moradores Jardim América e Bela Vista
5 de julho – 19h – Centro de Revitalização da Terceira Idade – CERTI Jardim Coopagro
6 de julho – 19h – Associação de Moradores Panorama I
7 de julho – 19h – Associação de Moradores do Jardim Porto Alegre
8 de julho – 19h – Auditório do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Toledo

Área rural
4 de julho – 19h – Associação do Grupo de Idosos Sempre Unidos – Novo Sarandi
6 de julho – 19h – Clube Socedema – Dez de Maio
7 de julho – 19h – Pavilhão da Igreja Católica em São Luiz do Oeste

Por Graciela Souza

Sem nome %281144 x 250 px%29