1144x150 %284%29

GERAL

Prefeito cadastra-se nesta segunda no TOOPEDALANDO

Seguro, econômico, ambientalmente correto e divertido. Estas são apenas algumas das vantagens de quem prefere pedalar ao invés do volante de um automóvel. Usar a bicicleta como transporte pode parecer estranho. Hábito de atleta, excêntricos ou que não tem dinheiro para pagar por outro meio. Entretanto, as bicicletas são cada vez mais utilizadas nas cidades para diminuir os congestionamentos de trânsito e a emissão de gás carbônico na atmosfera do planeta. Nesta segunda-feira (4), às 14h, o prefeito José Carlos Schiavinato se cadastrará no Programa Piloto de Transporte Limpo de Toledo (TOOPEDALANDO).

03/07/2011 - 08:17


O ato simboliza um convite a todos os cidadãos à iniciativa que traz a mensagem: “Vá de bike e simplifique sua vida”.
O Programa pretende instalar cinco estações de bicicletas pela cidade (Rodoviária, Parque Ecológico Diva Paim, Jardim Porto Alegre, Praça Willy Barth e Tocantins). Atualmente, o município conta com 20 km, entre ciclovias e ciclofaixas. A ideia é ampliá-las e interligá-las com mais 11,4 km de caminhos próprios para os ciclistas. Segundo o secretário de Segurança e Trânsito, João Vianei Crespão, a medida pode reduzir os engarrafamentos na cidade, principalmente nos horários de pico. “A gente vem recebendo muitas reclamações sobre esse fato. A nossa esperança é que o TOOPEDALANDO, que passará por uma fase de testes, ganhe corpo e cresça”, torce Crespão, reiterando que intensificará campanhas educativas para conscientizar as pessoas de que, muitas vezes, é melhor deixar o carro na garagem.
Ainda em caráter experimental, o programa realizará suas primeiras pedaladas, a partir de quinta-feira (7), às 15h, no Parque Frei Alceu. Mas o primeiro passo para aderir ao projeto é se cadastrar pela internet (toolpedal.sytes.net ou pelo site da prefeitura de Toledo www.toledo.pr.gov.br). “O conceito do TOOPEDALANDO é a simplicidade”, explica o engenheiro Artur Igreja, que venceu a licitação para desenvolver o projeto-piloto. “Essa experiência já é realizada em cidades como Barcelona (Espanha), Paris (França) e Miami (EUA). Queremos que pessoas assimilem a ideia da rotatividade, em que elas poderão pegar a bicicleta em uma das estações e devolvê-las em qualquer uma delas”.
Após o cadastro na internet, a pessoa deverá ir à Secretaria de Segurança e Trânsito e retirar um cartão que lhe permitirá destravar as bicicletas nas estações. O tempo para devolver o equipamento é de 45 minutos. Nesta primeira fase, não será cobrado nenhum custo, mas posteriormente será cobrada uma taxa semestral de R$ 30 por cadastro para a manutenção do serviço. A licitação para o município adquirir as bicicletas padronizadas do TOOPEDALANDO também já está em andamento.
Especialistas apontam que o “bicicletar” torna a vida mais saudável. “É uma atividade que não apresenta contraindicações, somente os mais idosos devem fazer um monitoramento médico prévio”, avalia o diretor de Esportes, Ivânio Pioresan, analisando que quem “bicicleta” acaba, inconscientemente, fazendo um bem enorme para o corpo. “Pedalar regularmente previne doenças cardíacas, circulatórias, hipertensão, ajuda a controlar o diabetes, além de reduzir a obesidade e o estresse”.

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29