1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

Sala do Empreendedor movimenta empreendedores em Tupãssi

Marco para a cidade de Tupãssi, no Oeste paranaense, a Sala do Empreendedor passou a funcionar na última quinta-feira, dia 30, junto à Biblioteca Municipal. A inauguração do espaço, destinado à formalização e orientação de empresários e empreendedores, contou com a participação de cerca de 30 pessoas, dentre representantes de entidades ligadas ao desenvolvimento empresarial e comunidade em geral.

04/07/2011 - 11:16


Segundo a consultora do Sebrae/PR, Danieli Doneda, a inauguração da Sala do Empreendedor vem ao encontro de uma das ações planejadas por meio do Programa de Desenvolvimento Local Fundamentado na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, uma iniciativa conduzida pelo Sebrae/PR em cerca de 120 municípios do Estado. “O Programa auxilia nos processos de municipalização da Lei Geral, priorizando ações que facilitem o desenvolvimento das micro e pequenas empresas, além do incentivo à formalização”, explica.
De acordo com o prefeito José Carlos “Cal” Mariussi, possibilitar a formalização das empresas era um dos maiores objetivos, desde que assumiu a gestão municipal, em 2009. “Tínhamos uma projeção de que cerca de 50% das empresas da cidade estavam na informalidade e reverter esse quadro era um dos compromissos que assumi com a comunidade. Logo que fui eleito, consegui o suporte necessário na Lei Geral e, da parceria com o Sebrae/PR, os processos e procedimentos para facilitar o acesso à formalização”, conta.
Atualmente, complementa Mariussi, somente 25% das empresas do município ainda atuam na informalidade. “Traçamos uma meta de que até o final deste ano, tenhamos todas as empresas formalizadas.” O agente de desenvolvimento local, Válter Martins, um dos integrantes do Comitê Gestor que gerencia as ações do Programa de Desenvolvimento Local no município, acrescenta que outra grande expectativa do Comitê é fazer de Tupãssi o município com maior número de formalizações do Paraná, em relação ao número de habitantes.
“Hoje só perdemos, nesse comparativo, para um município, também do oeste do Estado. Com cerca de 8 mil habitantes em Tupãssi, temos quase 100 empreendedores individuais formalizados. As categorias mais procuradas são comércio de vestuário, bares e restaurantes e cabeleireiros. Agora, nossa meta é incentivar os prestadores de serviços à formalização, como pedreiros, pintores, eletricistas, carpinteiros, entre outros”, adianta Válter Martins.

Viabilidade
O atendimento na Sala do Empreendedor em Tupãssi funciona de segunda a sexta-feiras, das 8 às 17 horas, em uma das salas da Biblioteca Municipal, que fica na Rua dos Estudantes, ao lado da Prefeitura Municipal. Para oferecer atendimento em diversas áreas, desde a formalização até a orientação empresarial, o espaço mantém parceria com o Sebrae/PR, Prefeitura de Tupãssi, Comitê Gestor, Associação Comercial Industrial e Agropecuária de Tupãssi (ACITU), escritórios de contabilidade do município, além de duas instituições financeiras, o Sicredi e o Banco do Brasil.
“As parcerias são importantes para que o empreendedor encontre apoio para se formalizar e, depois, para que consiga melhorar o desempenho da empresa”, ressalta Danieli Doneda, do Sebrae/PR. No dia da inauguração, por exemplo, o Sebrae/PR ofereceu palestra gratuita com o tema “Abri minha empresa, e agora?”, que reuniu 55 empresários e empreendedores de Tupãssi. A palestra, conforme enfatiza a consultora, também foi alusiva à programação da Semana do Empreendedor Individual, iniciativa do Sebrae em todo o Brasil, realizada pelo Sebrae/PR em 35 cidades do Estado, de 27 de junho a 2 de julho.

 

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29