Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Alunos recebem certificado de conclusão do Proerd

“Prometo a mim mesmo, aos meus pais, aos professores, à comunidade, às autoridades aqui presentes ficar longe das drogas e da violência”. Foi assim que 623 alunos de 11 escolas municipais e particulares de Toledo fizeram o seu juramento no Programa de Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), no último sábado, 2, no Teatro Municipal de Toledo, assumindo o seu compromisso perante eles e à sociedade.

04/07/2011 - 16:26


Durante um semestre, em sala de aula, os estudantes recebem orientações de policiais fardados de como rejeitar as drogas, controle de tensões, os riscos e os malefícios que a droga traz para o ser humano, desenvolver a autoestima e rejeitar as drogas e a violência.
Implantado em Toledo em 2002, o programa já beneficiou 10.168 alunos da rede municipal e particular de ensino, envolvendo estudantes de quarta série e quinto ano. O programa, que funciona em 62 países e já formou cerca de 100 milhões de pessoas, é desenvolvido no estado pela Polícia Militar do Paraná, através das Patrulhas Escolares, em parceria com as escolas e pais. Policiais militares, especialmente preparados, repassam as informações nas escolas, seguindo uma cartilha internacional. Em Toledo, as atividades são realizadas pelos policiais Pedro Ari da Silva e Nelson Bresolin, sob a coordenação do tenente Rafael Geller Droneles, comandante da Patrulha Escolar e Proerd na região oeste.
Usando a bicicleta que seria sorteada entre os formandos do Proerd, o prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato, quis chamar a atenção de estudantes ao fato de que quem usa drogas não pode realizar ações simples como estas. “Quem usa drogas não consegue sequer andar de bicicleta. Quem usa drogas perde o controle do corpo, perde o equilíbrio físico e mental, agride os pais, vende o que tem para sustentar o vício”, afirmou ele, alertou as crianças a permanecer longe deste risco.
Ele disse também que este trabalho desenvolvido pela Polícia Militar aproxima os jovens dos policiais, que precisam ser vistos como aliados, responsáveis por cuidar e garantir a segurança da população.
Outras lideranças também destacaram a importância do programa no combate às drogas e no esclarecimento aos jovens, sobre os malefícios que elas trazem e como se afastar delas.
Participaram da formatura alunos das escolas municipais Tomé de Souza, São Dimas, Miguel Dewes, Duque de Caxias, Washington Luiz, Orlando Luiz Basei, Tancredo Neves, Henrique Brod, Funet, La Salle e Incomar. Também estiveram presentes instrutores de outras cidades da região, onde o projeto funciona atualmente.


Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29