Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Programa de fruticultura realiza treinamento e espera dobrar produção de maçãs

Além de sabedoria, pecado e amor, a maçã continua ganhando novos significados, em especial, para os pequenos produtores do município. Nesta última segunda (4), o Programa de Fruticultura da prefeitura de Toledo realizou uma aula sobre a poda das macieiras, em Linha São Paulo.

05/07/2011 - 14:04


A atividade integra o treinamento contínuo aos pequenos produtores que colheram juntos cerca de trinta toneladas de maçã na última safra. A expectativa para a próxima, entre dezembro e janeiro de 2012, é dobrar esta produção. Mas para se alcançar tal meta precisa-se de atenção constante com as árvores.
Segundo o técnico da Secretaria Municipal de Agropecuária e Abastecimento,  Laudemir Faez, a poda trata-se de uma etapa fundamental para a formação e frutificação das macieiras. “Essa prática é necessária para que ela produza equilibradamente durante vários anos, resultando ainda na melhoria da qualidade do fruto e em seu calibre (tamanho)”, justifica Faez, explicando que cada macieira pode produzir, em média, de 12 a 20 quilos de frutos. “Elas crescem até 2,5 metros e gostam do frio, sendo ideal esta temperatura que vai de dois a doze graus. Este é o terceiro ano do programa e à medida que as macieiras amadurecem a produção delas aumenta. Por isso, a próxima safra deverá dobrar em relação ao ano anterior”, acredita Faez, também professor e pós-graduado em fruticultura. “Trabalhamos com duas espécies (Eva e Julieta), que se destacam no mercado pelo paladar que oferece aos consumidores”.
A aula prática de poda reuniu os 18 produtores do programa na propriedade do senhor Paulo Feiten, que conta com 500 macieiras em seu terreno. “Da última vez, foi uma surpresa porque não imaginava que poderia produzir tanta maçã assim”, relembra Feiten, quando viu as árvores carregadas com os frutos, classificando o programa como uma alternativa aos pequenos produtores. “Aqui a gente produz leite e as maçãs representam uma outra fonte de renda, portanto é super importante este tipo de programa que nos oferece acompanhamento e apoio técnico. Por elas serem bonitas e saborosas, sempre quis plantar maçã,  mas as mudas não vingavam, porque achava que bastava jogar as sementes na terra”. Em outubro, ocorrerá a chamada poda verde, para evitar que os ramos concorram com os frutos.

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29