Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Conferência vai avaliar programas de segurança alimentar

Beneficiários de programas como o Bolsa Família, Leite das Crianças, merenda escolar e creches, diabéticos, hipertensos e ostomizados terão a oportunidade de avaliar a qualidade dos serviços públicos prestados e o atendimento à população. Será durante a I Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Toledo, no dia 15 de julho, no Centro de Revitalização da Terceira Idade do Jardim Coopagro.

08/07/2011 - 13:25


O evento será realizado das 8h às 17h e aberto a todos os interessados. Entre os participantes deverão estar donos de restaurantes, produtores rurais integrados aos Programas de Aquisição de Alimentos e da Merenda Escolar (PAA e PNAE), proprietários de frigoríficos, lacticínios, usuários de restaurantes e beneficiários de programas de segurança alimentar desenvolvidos no município.

“A conferência é aberta e o tema é bastante abrangente”, comenta a presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Toledo, Ângela Kant. “É importante que as pessoas participem, dêem a sua opinião e apresentem propostas para que o trabalho que está sendo feito em Toledo possa melhorar cada vez mais”, acrescenta. Implantado em fevereiro de 2010, o Consea fiscaliza as ações realizadas no município na área de segurança alimentar e promove neste ano a primeira conferência para discutir temas relacionados à alimentação.

Entre outras ações, a entidade também acompanha a aquisição e a produção de alimentos para a merenda escolar e para os cinco restaurantes populares de Toledo, que juntos fornecem cerca de 2,5 mil refeições por dia. Conforme a presidente da entidade, nos restaurantes os dados são bem positivos, com excelente aceitação das refeições e inexistência de casos de intoxicação alimentar, o que demonstra a preocupação com a qualidade e a produção dos alimentos servidos.

Na merenda escolar, complementa ela, o município teve avanços positivos nos últimos anos, graças a participação dos produtores da agricultura familiar na venda dos alimentos. Através de uma cooperativa, os produtores rurais fornecem parte dos alimentos processados, garantindo assim maior qualidade. “São alimentos frescos, adquiridos diretamente dos produtores rurais”, observa ela, ressaltando que a mudança no sistema de aquisição permitiu um ganho de qualidade, com alimentos naturais e mais saudáveis, substituindo outros industrializados. A compra direta da agricultura familiar possibilitou a introdução de outros alimentos na merenda, como frutas, verduras, leite in natura, carnes, entre outros produtos.

A Conferência terá como tema “Alimentação Adequada e Saudável: direito de todos”, o mesmo que será discutido nas etapas estadual e nacional. Cada entidade, organização ou associação legalmente constituída poderá indicar até dois delegados para participar da Conferência. Entre os participantes serão escolhidos os representantes para a etapa estadual. A inscrição poderá ser feita no local, no dia do evento, ou antecipadamente, na Secretaria Municipal de Agropecuária e Abastecimento.

 

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29