Falcão 12 Intentus/Lunitti categoria Sub 11 venceu a equipe da Sadia/Sesi por 2 X 0, a Sub 15 jogou contra outra equipe da Sadia/Sesi, o placar ficou 3 X 3 no tempo regulamentar, na prorrogação vitória para Falcão 12 Intentus/Lunitti por 2 X 0. Na categoria Sub 7 a Falcão garantiu o título vencendo por 2 X 0 a equipe do Incomar.
A estrela da noite foi a equipe Falcão 12 Intentus/Lunitti, categoria Sub 9, que marcou oito gols contra a equipe adversária Incomar, que marcou dois gols.
João Vitor Ribas foi o artilheiro da partida, marcou quatro dos oito gols e conta como foram os treinos. “Fizemos um treino com a equipe pré-mirim que é uma categoria maior que a nossa, lá nós perdemos, mas aqui nós ganhamos. Achávamos que seria mais difícil”.
O goleiro da Falcão 12 Intentus/Lunitti, categoria Sub 9, Pedro Henrique de Oliveira – o Biriba, revela a receita da vitória. “Ah eu também treinei em casa com uma bolinha de plástico que eu jogo na parede e pego”.
A mesma facilidade não foi encontrada pelos colegas da Falcão 12 Intentus/Lunitti, categoria 15. “O jogo foi muito difícil. Eles vieram pra cima, mas nós conseguimos empatar no finalzinho do segundo tempo e levamos para a prorrogação e lá, nosso time foi superior; tocamos muito a bola e marcamos dois gols e saímos com a vitória”, comemora Mateus Vedovatto.
O professor José Aparecido Lima disse que a conquista dos títulos é resultado de um trabalho desenvolvido no dia a dia com os meninos. “A vitória é mérito deles, plantaram esta semente. O nosso trabalho sempre foi muito sério e assim vai seguir. Foi muito gratificante e como diz no popular: foi cabelo, barba, bigode e mais cabelo”, risos...
A final da categoria Sub 13 será disputada neste sábado entre as equipes “A” e “B” dos Atletas do Futuro Sesi Sadia.
Incentivo ao esporte
A Escolinha de Futsal atua desde 2009, as equipes Falcão 12 Intentus/Lunitti contam com a parceria da Escola Intentus e os Supermercados Lunitti e no Campeonato de Futsal do Toledão classificou quatro categorias para a final e todas foram campeãs.
A escolinha atende mais de cem crianças de escolas públicas e privadas. Os atletas estão sob o comando dos professores Thiago Carneiro Nunes, José Aparecido Lima (Zeca) e Thiago Cruz.
O professor José Aparecido Lima, ou simplesmente o Zeca, conta que o lema da Falcão 12 é: bom na escola, bom de bola! “Primeiro é a escola, por isso avaliamos o desempenho escolar, as notas e na hora do jogo, todos entram em campo, todos jogam, não apenas os considerados bons de bola”.
Zeca revela que a Falcão 12 valoriza e ensina aos seus atletas a disciplina na escola, em casa e em campo. “Um esportista tem que ser exemplo, por isso cobramos dos atletas o comprometimento com a escola, suas coisas e com a sua casa, depois vem o futsal”.
Segundo o técnico Thiago Nunes, na Falcão 12, o trabalho desenvolvido tem como orientação central que, os atletas são crianças e adolescentes. “Trabalhamos o técnico, o tático e o físico sem esquecer que são atletas que estão na infância, por isso tudo deve ter um caráter lúdico, eles precisam gostar e sentirem-se felizes com o que fazem”.
O professor Thiago Cruz reforça que a receita seguida pela Escolinha de valorizar o lúdico, sem esquecer-se do técnico, tem dado resultados. “Temos obtidos excelentes resultados não só nos campeonatos, mas também com atletas que desejam seguir no futsal. Hoje temos um menino que hoje joga no Grêmio e outro no Porto Alegre, duas equipes gaúchas”.
A diretora da escola Intentus, Doracilde N. N. de Oliveira salienta que o trabalho da escola não é apenas com os atletas, mas também com as famílias. “Pedagogicamente nossa torcida tem sido exemplar, avançou muito. Temos promovido palestras para que os pais entendam que, eles enquanto adultos e torcedores, são o espelho para os seus filhos, por isso devem dar o exemplo de comportamento. E também para que os pais compreendam que a criança só deve fazer parte do futsal se esta for sua vontade. E em primeiro lugar, as crianças devem se divertir”.
O diretor geral da Rede Lunitti, Beto Lunitti, apoiador das equipes campeãs recebeu os resultados do Campeonato com satisfação. “É mérito destes meninos, pois eles se esforçam para obter o bom rendimento na escola e assim garantir o seu espaço na quadra. Achamos que o esporte é fundamental na formação destas crianças e adolescentes como cidadãos e estudantes. Parabéns aos meninos, aos professores e a Escola que abre seus braços para atletas de todas as escolas, em especial, da rede pública”.
Seguindo em frente
Título na mão, alegria no rosto. Mas a vida dos atletas continua. Os pequenos já se preparam para participar do Campeonato Regional Pé de Moleque e da Copa Integração de Cascavel. No campeonato Pé de Moleque, do ano passado, a Equipe Falcão 12 classificou duas equipes em segundo lugar e duas foram campeãs.