Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Transporte escolar é vistoriado

A Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito começou, nesta segunda-feira (11), a vistoria dos transportes escolares de Toledo. A ação analisa 50 itens de segurança e ainda checa oito diferentes documentos. A vistoria é obrigatória, sendo realizada duas vezes por ano. A ação não será prorrogada, portanto os condutores e proprietários devem levar os veículos das 13h às 17h, no Centro de Eventos Ismael Sperafico, para a devida regularização.

11/07/2011 - 14:42


O diretor do Departamento de Trânsito e Rodoviário, Givanildo Dalabrida, destaca que os pais devem ficar atentos às empresas que contratam. “Os veículos recebem um selo e os motoristas uma carteirinha, sendo assim confiram se eles estão em dia com a nossa fiscalização. Em caso contrário, pedimos que denunciem as eventuais irregularidades”, alerta Dalabrida, contabilizando que na cidade há 38 vans realizando esta atividade e, no interior, 48 ônibus. “A vistoria representa medida essencial e não será prorrogada. Quando houver itens pendentes, como uma lâmpada ou a luz de freio queimada, os motoristas terão até sexta-feira para resolver essa situação. Nesses casos, ele pode trazer o veículo aqui mesmo, até terça, ou lá na Secretaria”.
Motorista há 11 anos, Irineu Camilo Hammes faz o itinerário do distrito Dez de Maio. “Os pneus sofrem o maior desgaste. A cada seis meses se exige um novo jogo. As estradas melhoraram, mas ainda há muitas pedras e paus pelo caminho”, avalia Hammes, explicando que a criança mais longe que ele transporta até o colégio fica a uma distância aproximada de onze kilômetros.  Segundo o responsável pelo transporte escolar no município, Adão Geraldo Marinho, há crianças que percorrem quase 35 km para estudar. “Na área rural, transportamos cerca de 2,5 mil alunos da rede municipal e estadual. Foram contratadas 19 empresas para atender 48 rotas diferentes no interior. Há alunos, por exemplo, que trazemos de Sarandi até o Centro de Toledo”, explica Marinho, frisando que as vistorias são determinações do Código de Trânsito Brasileiro sobre o transporte escolar. “Ele é mais rigoroso e exige habilitação especializada para os motoristas”.
Os motoristas não devem se esquecer uma lista de documentos e suas devidas cópias. São eles: alvará de licença, documento do registro, comprovante de IPVA e licenciamento, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor, certificado de curso para condutor de veículo escolar,  apólice de seguro para terceiros e lista dos alunos que são transportados. Em caso de empresa, é necessária ainda a cópia do registro de funcionário em carteira de Trabalho. Outras informações pelo telefone (45)3252-6511 da Secretaria de Segurança e Trânsito.

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29