Presidentes de Federações do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de nove estados brasileiros conheceram durante encontro na Regional Oeste do Sebrae/PR, em Cascavel, nesta quinta-feira (06), resultados e a metodologia do Programa de Revitalização de Espaços Comerciais, referentes à experiência aplicada na área central da cidade. O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, vice-governador do Paraná e presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, coordenou os trabalhos. O encontro, realizado no escritório do Sebrae/PR em Cascavel, reuniu presidentes de Federações do Comércio de nove estados brasileiros: Paraná, Mato Grosso, Ceará, Pernambuco, Tocantins, Amapá, Bahia, Rio Grande do Sul e Acre.
“É um programa que pode ser realizado em todos os estados. Mesmo assim, ainda há certo desconhecimento sobre as vantagens que os comerciantes têm a partir do momento em que há a revitalização dos espaços. Nesta apresentação, Sebrae/PR e Fecomércio mostram que essa é uma iniciativa que tornou o centro de Cascavel mais vibrante e movimentado, incentivando a realização do Programa em outros lugares”, pontua Darci Piana.
Em Cascavel, o Programa iniciou em 2017 e foi encerrado em dezembro de 2019. Realizada pelo Sebrae/PR e Fecomércio PR, em parceria com a Prefeitura de Cascavel e entidades locais, a iniciativa revitalizou o comércio no perímetro central, promovendo melhorias de layout, fachadas, gestão empresarial e infraestrutura na iluminação, calçamento e segurança no perímetro que integrou o projeto.
Dentre as principais ações realizadas foram citadas capacitações empresariais, mudanças no atendimento ao público e na disposição dos produtos à venda, implantação de um totem de segurança, investimentos na Guarda Municipal e promoção de diversas atividades na área central, fazendo com que o espaço se torne um “shopping a céu aberto”.
Ludmilla Silveira Cruz, empresária, participou do encontro e compartilhou os resultados obtidos. Para ela, o Programa não só modificou a gestão dos negócios como também foi um ponto de virada para a evolução da empresa.
“Com o Programa, tive a oportunidade de mudar a minha visão sobre o varejo e realizei mudanças em vários aspectos, desde a fachada até a localização da loja. Crescemos e evoluímos junto ao Programa e percebemos que, agora, o centro de Cascavel é mais atrativo para o público, o que também incentiva o consumo”, relata Ludmilla.
Resultados
No decorrer do Programa, foram realizadas mudanças estruturais no centro da cidade, envolvendo empresários e Poder Público. Para medir os resultados no tocante ao ambiente de negócios, vários aspectos foram avaliados, dentre eles: iluminação, calçadas, acessibilidade, ambientação urbana, poluição visual e sonora. Em junho de 2017, a governança, formada por empresários, representantes do poder público e entidades do setor do comércio avaliaram o centro de Cascavel em uma pontuação de 0 a 10 e o resultado alcançado foi de 6,08 pontos. Em dezembro de 2019, período final do Programa, uma nova avaliação apontou o índice de 7,21 pontos.
Em relação à gestão das empresas, todas foram avaliadas. Dentre os principais exemplos, está uma loja, que recebeu o Selo Bronze de Referência do Comércio. No início do Programa, as avaliações realizadas por meio da metodologia que avalia o layout, infraestrutura e atendimento ao cliente indicaram a nota 7,02. Ao final, a loja já havia progredido e alcançado 59,6 pontos, um salto significativo que, Itelvino Pisoni, presidente da Fecomércio do estado de Tocantins, motiva e inspira.
“Vimos resultados práticos do Programa em Cascavel. Em Palmas, já temos alguns projetos de revitalização e agora conheci outros caminhos para poder colocar em prática as nossas ideias e, dessa forma, atingir os resultados esperados, embelezando a cidade e movimentando o comércio”, enfatiza.
Diante dos resultados colhidos a partir do encontro, o diretor de operações do Sebrae/PR, Julio Cezar Agostini, acredita que as expectativas foram superadas.
“Os presidentes das federações que viram o centro de Cascavel mais bonito e planejado puderam comprovar a eficiência da iniciativa. É um intercâmbio importante e muitos voltarão às suas cidades com vontade de implantar projetos que embelezam a cidade e melhoram o ambiente de negócios para o varejo”, indica Agostini.