1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Programa sobre gestão da qualidade auxilia micro e pequenas empresas no Oeste do Estado

Somente no Oeste do Paraná, o Programa Sebrae Gestão da Qualidade (PSGQ) já auxiliou centenas de empresários de micro e pequenas empresas a gerenciarem seus negócios com excelência, nos mais variados segmentos. Até o ano passado, mais de 270 empresas concluíram o PSGQ, que tem como objetivo principal estimular a mudança de hábitos de gestão, com foco na busca pela excelência em qualidade e melhoria dos resultados das empresas.

14/07/2011 - 11:55


Em Marechal Cândido Rondon, o Programa foi oferecido, pela primeira vez, em maio de 2010 e, em julho do mesmo ano, a turma deu início as capacitações, que terminaram apenas em junho deste ano. “O PSGQ é um programa bastante intenso, com duração aproximada de dez meses de treinamentos, sejam eles em grupo ou em consultorias individuais nas empresas. O treinamento soma mais de 120 horas técnicas. É, sem dúvida, um marco na trajetória empresarial dos participantes”, avalia a consultora do Sebrae/PR, Elisangela Rosa.
Em parceria com a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Marechal Cândido Rondon (ACIMACAR), a primeira turma do PSGQ no município foi composta por oito empresas de diferentes setores, como tecnologia da informação e comunicação, mineração e indústria de equipamentos. “Mesmo com uma variedade de segmentos, percebemos que as dúvidas e as dificuldades de gestão empresarial são parecidas e o Programa orienta na busca de soluções e melhoria dos resultados das empresas participantes”, enfatiza a gerente geral da ACIMACAR, Ida Lorena Roehrs.
Ida Roehrs não só acompanhou as empresas participantes, como integrou a turma do PSGQ, em nome da associação comercial. “É preciso enxergar a gestão da associação como uma empresa. Ainda que sem fins lucrativos, uma associação precisa ser gerida de forma profissional e organizada e foi na busca por melhores resultados que também fizemos parte da capacitação. O aprendizado foi excelente e, ao longo do treinamento, os resultados foram aparecendo, como na simples economia de material de escritório ou energia elétrica, até no controle de informações e indicadores”, assinala.
Segundo a gerente geral da ACIMACAR, depois de cada módulo do Programa, foram feitos repasses aos colaboradores da associação. “Fizemos reuniões de conscientização de consumo de energia, por exemplo, desligando equipamentos quando não estavam sendo utilizados. Além disso, reduzimos o número de cópias e passamos a trabalhar com o unitário, ou seja, em vez de cinco canetas em cada mesa de trabalho, podemos atender às mesmas necessidades com apenas uma. No final, quem ganha são os nossos associados, pois com boa gestão, podemos reverter gastos desnecessários em melhorias.”

Novos hábitos
O empresário Gerson Jair Froehner, sócio de uma empresa de software em Rondon foi um dos integrantes da primeira turma do PSGQ na cidade. Para ele, além dos resultados alcançados na empresa, a mudança no comportamento dos funcionários também chamou sua atenção. “Encontramos algumas resistências no início, mas, no decorrer da implantação da melhoria dos processos, o comprometimento da equipe aumentou. Foi interessante perceber que, além de organizar a empresa, todos passaram a organizar a vida pessoal”, relata.
A empresa de Froehner, que tem quase 20 anos de atuação no mercado, conseguiu se reinventar, conforme ressalta o empresário. “Acredito que o Programa veio em momento oportuno, no qual precisávamos abrir horizontes e seguir novo caminho para continuar crescendo. Fizemos adaptações na estrutura interna, no layout, na organização de processos e detectamos, ainda, que é preciso mudar a sede de lugar. Ao contrário do que muita gente pensa, que organização gera muito serviço, percebemos que organizar documentos ou descrever processos nos faz ganhar tempo e fica mais fácil trabalhar”, diz.

Conhecimento
O PSGQ foi desenvolvido pelo Sebrae com o apoio técnico da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e consiste em cinco módulos: “Gestão da Qualidade - Fundamentos da Excelência”, “D’Olho na Qualidade - 5S’s para pequenos negócios”, “Parcerias eficazes”, “Gestão da Qualidade - os processos” e “Gestão da Qualidade - Visão Estratégica”. “O Programa é adaptado às necessidades das micro e pequenas empresas que já têm algum controle de gestão, mas buscam atingir excelência em todos os processos”, destaca Elisangela Rosa, do Sebrae/PR.
O primeiro módulo do Programa traz como tema “Os fundamentos da excelência”. Nesse, o empresário aprende a desenvolver as competências para uma mudança empresarial e pessoal na busca pela excelência. Já o segundo, “D’Olho na qualidade”, mostra novos hábitos para a otimização dos recursos, melhoria do bem-estar físico, mental e social da empresa e respeito com o meio ambiente, com a aplicação do chamado 5S (do idioma japonês: Seiri, Seiton, Seisou, Seiketsu e Shitsuke, que pode ser traduzido em: descarte, organização, limpeza, higiene e ordem mantida).
O terceiro módulo versa sobre as “Parcerias Eficazes” e faz o empresário refletir sobre as relações de parceria, que precisam ser claras, objetivas e harmônicas, além da profissionalização na gestão e obtenção de resultados desejáveis para todos os envolvidos. Os processos da Gestão da Qualidade são abordados no quarto módulo, que permitem ao empresário conhecer ferramentas capazes de avaliar e mensurar resultados dos processos de qualidade.
O quinto módulo fecha o cronograma de treinamentos do PSGQ com o tema “Gestão da Qualidade: Visão Estratégica”, estimulando o empresário desenvolver competências para pensar e agir estrategicamente, formulando e desenvolvendo ações; analisando o ambiente interno e externo; planejando e executando um sistema de medição coerente com as estratégias, no sentido de obter resultados focados e alinhados.

 

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29