1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Alimentação adequada em pauta na I Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional

No prato verde-e-amarelo, fome e fartura se revezam em seus males. De um lado, na extrema miséria, 16 milhões de pessoas. No oposto da mesa, a obesidade atingindo quase o dobro desse contingente: 30 milhões. Além disso, ainda há outros 49% de brasileiros na situação de sobrepeso.

15/07/2011 - 13:27


Os dados vêm do consultor do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Írio Luiz Conti, durante a realização da primeira Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, nesta sexta (15), no Centro de Revitalização da Terceira Idade (Certi) do Jardim Coopagro.
Para o mestre em Sociologia e integrante do Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consea), Toledo tem destaque pelos cinco restaurantes populares e pode ousar. “A cidade é inovadora por essa experiência, portanto tem muito compartilhar com outros municípios. Agora, livre da questão da miserabilidade, deve buscar um outro nível de realização de política pública que é justamente o tema deste encontro (alimentação adequada e saudável, direito de todos)”.
Na abertura do evento, o deputado estadual Elton Welter frisou que a presidenta Dilma Roussef, durante o lançamento do Plano Safra, pediu amplo apoio à agricultura familiar. “Já existe a lei para que pelo menos 30% da merenda seja comprada diretamente dos agricultores. Entretanto, podemos ir além, organizando um sistema em que a produção esteja livre de agrotóxicos, sendo substituídos por predadores naturais e tecnologias alternativas que nos livrem desse veneno. O que não podemos é ficar escravos das fornecedoras desses produtos”, afirmou o parlamentar ao lado do colega Duílio Genari, da representante da secretaria estadual de Trabalho e Promoção Social, Jane Simeone e do secretário municipal de Agropecuária e Abastecimento, Eloir Pape.
O prefeito José Schiavinato relembrou o empenho para se implantar os restaurantes populares na cidade. “Estivemos em Belo Horizonte (MG), onde o projeto teve início com o então prefeito Patrus Ananias e que depois como ministro estenderia a iniciativa em nível nacional. Nesta Conferência, cabe a vocês traçarem ações possíveis em prol de políticas tão duradouras como essa. O custo/benefício dela reflete-se em menos filas nos postos de saúde e naquele trabalhador que não precisa mais preparar a marmita com a janta da noite anterior”, exemplificou Schiavinato, pontuando ainda o potencial de expansão do Programa de Aquisição Direta de Alimentos (PAA) e ressaltando outro paradoxo. “São recursos na ordem de três milhões de reais do Programa Nacional de Alimentação Escolar que podem beneficiar o homem do campo. Agora, temos dificuldade de comprar alguns produtos e carnes para as escolas. O frango, por exemplo, vem sendo licitado para compra em supermercados. Isto num município que conta com nove milhões de aves”, comparou o prefeito, incentivando os produtores a buscarem auxílio técnico na Emater, na Secretaria Municipal para produzirem ainda mais.
Aproximadamente 150 delegados participaram do evento, que também escolherá os 12 representantes do município para participar da III Conferência Regional do tema que acontecerá, 27 de julho, em Cascavel. ”Este direito humano passa por novos paradigmas que trazem a inclusão produtiva e a economia solidária”, resume a presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Ângela Kant Martins, frisando que a alimentação envolve diversos setores profissionais e esferas de poder. “Lançamos aqui um desafio que passa por refletir as conquistas já alcançadas e as que poderemos alcançar no futuro”.

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29