1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Diretoria do ComSol comemora selo pelos Objetivos do Milênio

O Instituto de Comunicação Solidária (ComSol), com sede em Toledo e com atividades regionais, estaduais e nacionais, foi uma das mais de 90 entidades e instituições do Paraná que receberam, no dia 07 deste mês, durante o 4º Congresso Nós Podemos Paraná, realizado em Curitiba, o selo de reconhecimento pelas boas práticas em prol dos Objetivos do Milênio a partir das parcerias firmadas com o Movimento Nós podemos Paraná, articulado pelo Sistema FIEP-SESI.

16/07/2011 - 10:27


O reconhecimento às ações do ComSol se deu com base nas ações focadas no Objetivo de número 03 que trata da ”Igualdade entre os sexos e a Valorização da Mulher”. O Instituto ComSol se inscreveu ao prêmio relatando uma série de atividades desenvolvidas em todo o Paraná, sobretudo nos últimos dois anos, onde envolveram de forma direta e indireta mais de 15 mil pessoas, sendo que esta informação chegou ao conhecimento de mais de 300 mil pessoas a partir do envolvimento com a mídia.  A base de todo este trabalho foi o Kit “Nosso Plano em Ação em apoio ao II Plano Nacional de Políticas para Mulheres” que o ComSol elaborou em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República.
Graças à parceria firmada com o Movimento Nós Podemos Paraná, foram distribuídos mil kits do NPA nas diversas regiões do estado e trabalhados de acordo com as necessidades de cada região, facilitando círculos de diálogo.  E para a obtenção do prêmio, contou também a realização de projetos de extensão realizados pelo ComSol em parceria com o Governo do Estado a partir do programa Universidade Sem Fronteiras e Fundação Araucária, além da Copel, ITAIPU Binacional e várias parcerias locais nos municípios.
Para o coordenador financeiro do Instituto, Robert Gordon Hickson, o selo coroa o reconhecimento pela e para a igualdade dos seres humanos com o meio em que vivem e o equilíbrio com o planeta. Ele destaca que é indispensável associar as ações realizadas pelo Instituto ComSol à melhoria da qualidade de vida e das relações. “Este selo marca com toda certeza uma nova etapa do Instituto e mais do que isso, reconhece as atividades que estão sendo desenvolvidas. Em Toledo muitas pessoas podem nem conhecer as ações e o ComSol, mas esta é a prova de que o que aqui tem sido feito é valioso e importante para o equilíbrio das relações e a igualdade entre os homens e as mulheres”, destacou.

O reconhecimento
Para a coordenadora geral do Instituto ComSol, Moema Viezzer, “este Diploma é importante porque coloca a entidade como uma referencia na busca de alcançar os Objetivos do Milênio enquanto anseio de toda a humanidade reconhecido pelas Nações Unidas”. “Valeu o esforço feito particularmente nestes últimos anos e para nós, é um reconhecimento importante também porque sabemos que trabalhar pela igualdade de direitos humanos empoderando as mulheres tem incidência direta nos demais Objetivos do Milênio que contemplam as áreas de saúde, educação, saneamento, eliminação da mortalidade materna e infantil, melhoria da qualidade de vida, desenvolvimento sustentável. E isto é muito grande”, reforça.
A assistente de projetos da entidade, Ana Paula Fritzen Eifler, complementa que “todo o esforço foi válido” e afirma esperar, a partir de agora, que o ComSol possa ser ainda mais conhecido, consolidado e se firme em novas parcerias voltadas à sua área de atuação.
O Instituto ComSol poderá como ocorre com as demais entidades, divulgar o selo em suas publicações, realizações e eventos. Está vetada apenas a divulgação desta logomarca em produtos a serem comercializados. Maiores informações sobre o ComSol podem ser conseguidas no site da entidade: www.institutocomsol.org.br

As ações
Foram relatados projetos e eventos importantes que tiveram a mesma base conceitual e pedagógica, entre eles: Fortalecendo a Equidade de Gênero com Políticas para as Mulheres no Paraná realizado em Curitiba em dezembro de 2010 com a participação de mais de 300 lideranças do Estado. E no Oeste do Paraná, projetos como: A Paz Começa em Casa, Comigo e Com Você - de enfrentamento a todos os tipos de violência doméstica e familiar contra a mulher e o projeto Cultivando Sementes Crioulas – Fortalecendo a Equidade de Gênero, realizado em cinco municípios, além do encontro sobre a Participação das Mulheres nos Espaços de Poder e Decisão” realizado em Toledo, reunindo aproximadamente 150 lideranças dos 29 municípios da Bacia do Paraná 3 para comemorar o Dia Internacional da Mulher.

 

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29