Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

GERAL

Na Expovest, Zeca Dirceu destaca investimento de R$ 6 milhões

O deputado federal Zeca Dirceu  destacou, durante a abertura da 28ª Expovest, em Cianorte, o investimento de R$ 6 milhões do Governo Federal que permitirá a construção de uma escola técnica estadual para qualificação e formação profissional. A obra já foi licitada pelo Governo do Estado e a construção deve começar em breve.

19/07/2011 - 11:52


“É mais uma grande vitória para Cianorte, que precisa urgentemente desta escola técnica para qualificar trabalhadores especialmente na área da confecção, onde sobram empregos por falta de pessoas habilitadas para ocupar as vagas abertas pelas indústrias”, disse Zeca Dirceu.
O Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) de Cianorte será construído em terreno doado pela Prefeitura, nas proximidades do campus local da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Zeca Dirceu destacou que os recursos federais para a efetivação do CEEP em Cianorte estavam garantidos desde 2009, como parte dos investimentos do programa Brasil Profissionalizado.
“Infelizmente, porém, estes recursos ainda não haviam sido aplicados pelo Governo do Estado. Em maio deste ano estive com o secretário nacional de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Eliezer Moreira Pacheco, que garantiu o investimento federal mesmo num ano de ajustes e contingenciamentos, e a partir disso enviei ofício ao secretário estadual da Educação, Flávio Arns, cobrando agilidade na implantação do CEEP de Cianorte”, explicou Zeca.
O parlamentar lembrou que há muito tempo vem defendendo a criação de uma escola técnica para atender o setor de confecção de Cianorte. “Em 2003 eu levei os organizadores da Expovest para falar com o presidente Lula sobre o polo do vestuário de Cianorte, e já naquela época existia a necessidade de cursos técnicos para formar novos profissionais na área”, afirmou Zeca Dirceu, que coordena, no Paraná, a Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Têxtil e de Confecção.

Polo
Há quase três décadas, Cianorte tem na indústria da confecção e vestuário o principal pilar de sua economia. Os constantes investimentos na qualidade dos produtos e no desenvolvimento do setor, por parte do poder público e da iniciativa privada, fizeram com que a cidade atraísse inúmeras marcas famosas, que passaram a transferir para as confecções cianortenses a produção de suas peças.
O resultado disso é que hoje a cidade concentra mais de 450 indústrias de confecção, que produzem peças para cerca de 600 grifes. O setor gera 15 mil empregos diretos e aproximadamente 30 mil indiretos em toda a região, e mais da metade da população economicamente ativa tem sua renda proveniente da fabricação e venda de roupas e acessórios. Cianorte é responsável, atualmente, por 20% de todo o jeans comercializado no país, o que representa 12 milhões de peças por mês.

 

Da Assessoria
 

C%c3%b3pia de web banner 550x250px