1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

EDUCAÇÃO

Professora pesquisa cuidado à saúde de crianças menores de cinco anos

A professora do curso de Enfermagem, Beatriz Rosana Gonçalves de Oliveira Toso, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus Cascavel, concluiu no início deste mês seu doutorado no Programa de Enfermagem em Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo que trata da “Resolutividade do cuidado à saúde de crianças menores de cinco anos hospitalizadas por causas sensíveis a atenção básica”.

20/07/2011 - 11:26


Segundo a professora a intenção da pesquisa foi de apreender os atributos da atenção básica em saúde a partir do indicador de internação por condições sensíveis à atenção ambulatorial, mediante análise do caminho percorrido nos serviços de saúde por famílias de crianças menores de cinco anos hospitalizadas com doenças respiratórias.
Em sua tese a professora explica que a resolutividade da atenção básica à saúde deve se refletir na diminuição das hospitalizações por um grupo de causas específicas. Para ela, as hospitalizações por causas sensíveis a atenção básica são um indicador indireto da efetividade do sistema de saúde. “Nessa instância de atenção, pressupondo que as internações decorrentes destas doenças não receberam atenção efetiva em momento oportuno, resultando em agravamento da condição clínica que exigiu a hospitalização”.
Beatriz disse ainda que em sua pesquisa foi possível concluir a que as doenças respiratórias foram responsáveis por mais da metade das hospitalizações de crianças menores de cinco anos os atributos da atenção básica não estiveram presentes na organização dos serviços de atenção a saúde as crianças com doenças respiratórias não tiveram resolutividade na atenção necessitando de hospitalização o cuidado recebido foi procedimental, com a racionalidade técnica conduzindo o encontro de cuidado e a subjetividade que deveria estar perpassando essa relação não sendo mencionada.
“Recomenda-se a adoção de um sistema integrado de serviços de saúde, adotando-se os princípios da atenção básica como norte, quais sejam a integralidade da atenção, o acesso de primeiro contato, a longitudinalidade, a coordenação dos serviços pela atenção básica, o foco do cuidado na família, a orientação comunitária. Propõe-se a adoção do acolhimento pelos serviços de saúde assumindo que estes sejam organizados com foco no usuário, reorganizando-se o processo de trabalho, deslocando-se o eixo central do cuidado do médico para a equipe multiprofissional, qualificando a relação entre profissional e usuário, baseada na humanização do cuidado, na ética, na solidariedade e na cidadania, buscando a resolutividade em saúde, por meio do diálogo entre os sujeitos que constituem o coletivo do setor saúde, construído em uma relação de cuidado” frisou.

 

Da Assessoria - Unioeste

Sem nome %281144 x 250 px%29