1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Casa da Cultura sedia encontro sobre cultura regional

O Ecomuseu da Itaipu Binacional promoveu na Casa da Cultura, na quarta-feira (20), em Toledo, uma reunião da Rede Regional de Museus, Memória e Patrimônio Natural e Cultural. O encontro faz parte do Programa de Valorização do Patrimônio Institucional e Regional, que visa promover a cultura local e, principalmente, a valorização dos bens culturais, históricos e ambientais da região.

20/07/2011 - 14:49


A rede é formada por quatro grupos gestores de cultura, lindeiros do Oeste do Paraná, no qual constam 29 municípios, entre eles o grupo de Toledo. Nesta organização foram reunidos gestores de cultura e representantes dos municípios de um destes grupos, no qual Toledo pertence juntamente com Entre Rios do Oeste, Marechal Cândido Rondon, Maripá, Ouro Verde do Oeste, Pato Bragado, Quatro Pontes e São Pedro do Iguaçu.
Conforme a gestora do Programa, Maria Emília de Souza, um dos principais itens discutidos foi a construção do perfil do grupo de gestores de cultura e das câmaras técnicas, que tem o papel de contribuir nas ações culturais de cada município representante. “As discussões foram realizadas para formar os perfis dos agentes, que dentro do município, estarão facilitando as ações culturais na cidade, seja ele no serviço público ou sociedade civil organizada. É um movimento participativo de construção coletiva, que pode estar contribuindo para melhoria, daquilo que se faz para os municípios em relação à cultura, memória e patrimônio”.

O Programa
O Programa Valorização do Patrimônio Institucional e Regional está relacionado com ações e missões do Ecomuseu da Itaipu, que já desenvolve projetos refletindo ações sobre meio ambiente, cultura e preservação do patrimônio histórico cultural, desde 1987.
Segundo Maria Emília, no ano passado foi vista a necessidade de ampliar as atividades. “Na revisão do plano estratégico da Rede, instituiu-se este Programa, para colocar-se como parceiro, apoiador, estimulador do fortalecimento das questões culturais, de memória e patrimônio regional”. Maria Emília salienta ainda que o importante neste Programa é a construção que depende da participação dos municípios, pelas suas características. “Cada cidade tem uma história especifica nas ações culturais e isso possibilita uma abertura nos projetos e trabalhos culturais que as cidades podem desenvolver na região”.
Estes encontros são organizados pelo Ecomuseu, por meio de parceria com os municípios da região e acontecem periodicamente, dispostos a discutir sobre a situação e as demandas patrimoniais e culturais, consolidando o fortalecimento cultural destas cidades.

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29