Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Procon amplia fiscalização no combustível de Toledo

O Procon (Núcleo Municipal de Proteção de Defesa e Proteção do Consumidor) recebeu, nesta quarta-feira (20), um kit para análise de combustível. O equipamento permitirá ao órgão fiscalizar e checar denúncias de postos que adulteram o produto. A maleta com o kit foi doada pelos representantes do Sindicombustíveis (Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis, Derivados de Petróleo, Gás Natural, Biocombustíveis e lojas de Conveniência do Estado do Paraná).

20/07/2011 - 14:53


Segundo o coordenador do Procon, José Cordeiro, a entidade recebe diariamente inúmeras reclamações contra postos de gasolina.  “Temos sido procurados e com este material poderemos ampliar a fiscalização, aferindo a qualidade dos combustíveis oferecida aos consumidores de Toledo”, afirma Cordeiro, recordando que o Procon buscou  experiências de outros municípios e parcerias para efetivar este trabalho.  Ex-fiscal do Procon de Cascavel, Marilda Miguel dos Santos, intermediou os contatos entre as entidades e ainda transmitirá o seu conhecimento a fiscalização do  Procon de Toledo. “Antes de lavrar o auto de infração, o Procon deve aguardar a análise das amostras de combustível coletadas nos postos e enviá-las para laboratório da UFPR (Universidade Federal do Paraná), com o objetivo de comprovar a adulteração”, explica Marilda, pontuando que somente em “casos aberrantes” as bombas deverão ser imediatamente lacradas.
Atualmente, de acordo com a ANP (Agência Nacional de Petróleo e Derivados), a porcentagem de etanol anidro (álcool) permitida a misturar na gasolina é de 25%. “Provavelmente esse índice deverá ser reduzido em outubro, devido à falta de álcool no mercado. O governo federal pode fixar esta proporção em até 18%”, explica Amilton Costa, gerente administrativo do Sindicombustíveis, que veio de Curitiba para esta entrega, acompanhado por outros representantes da empresa: Marivaldo J.Lima e André Tosoniero. “O sindicato reúne cerca de 1,8 mil postos no Paraná. Os revendedores de nosso estado apresentam baixos índices (2% a 4%) de não conformidade com os padrões da ANP. Esse kit, avalizado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia vem com duas provetas (instrumento cilíndrico para medida de líquidos), quatro densímetros e um termômetro”, especifica Amilton.

O consumidor tem dois canais para denúncias. Na ANP (0800 970-0267) que fiscaliza 38 mil postos revendedores do Brasil ou no PROCON Toledo, localizado na Rua General Estilac Leal, 1529 – centro - Telefone (45)3277-7555 – E-MAIL: procontoledo@gmail.com

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29