1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

SAÚDE

Covid: Com média móvel em alta, município anuncia mais flexibilizações

A menor média registrada desde julho foi de 19 casos, nesta segunda a média móvel dos últimos sete dia foi de 45 casos

31/08/2020 - 20:44
Por Redação


Só nesta segunda-feira o município registrou 87 novos casos, os considerados ativos saltaram de 509 no domingo (30) para 583 nesta segunda-feira (31). Para monitorar a Pandemia, as autoridades usam algumas métricas, entre elas, as semanas epidemiológicas e as médias móveis, as quais juntamente com outros indicadores, é avaliada a matriz de risco CONASS/CONASEMS.

Na semana passada a Secretária de Saúde, Denise Liel e o porta voz do COE, Dr. Fernando Pedrotti, apresentaram uma dinâmica crescente de novos casos (releia aqui). Em entrevista a Casa de Notícias, Pedrotti associou os casos a flexibilização que aumenta a circulação do vírus, as aglomerações para as comemorações do Dia dos Pais e a falta de adesão da população ao fique em casa, sempre que possível.

Na 32ª Semana Epidemiológica Toledo somou 152 casos, na 33ª Semana somou 215 casos e na 34ª Semana 307 casos, ou seja, em três semanas dobrou a incidência de novos casos. A expectativa para a 35ª Semana Epidemiológica era de superar a anterior, o que não se confirmou pois registrou 279 casos, a resposta pode estar no atraso da entrega dos exames, conforme segue as duas informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura:

Na quinta-feira (27) a nota dizia:

“No Sistema Único de Saúde, nesta presente data, não houve confirmação de nenhum novo caso da COVID-19 uma vez que desde ontem não tivemos a liberação de novos resultados de RT-PCR e os Testes Rápidos realizados foram todos negativos”.

No domingo a informação se repetiu:

“Neste domingo, 30/08/2020, tivemos liberação de baixo número de resultados de exames RT-PCR, situação está que levou à confirmação de somente 03 novos casos da COVID-19, em Toledo, todos no Sistema Único de Saúde, sendo 02 casos femininos e 01 masculino. A expectativa é de que haja a disponibilização de maior número de resultados ao longo desta semana”.

A média móvel dos casos é outro dado importante a se considerar para avaliar a atual situação da Pandemia no município. Desde julho, pico da doença, a maior média móvel (base em sete dias anteriores), foi no dia 17 de julho e se repetiu no dia 21 de julho, com 49 casos. E a menor média foi registrada em 6 de agosto, com 19 casos. Desde então, a média vem crescendo, com poucas variações negativas, e atingiu no dia 23 de agosto, um novo pico com 46 casos dia, e hoje (31), a média móvel foi de 45 casos.

Outra média móvel que deve ser observada é da ocupação de leitos, mas não por números absolutos porque saímos de 71 leitos de UTI exclusivos Covid em março para 156 leitos de UTI, também exclusivos Covid, em agosto. A métrica a ser considerada é a taxa de ocupação que na 35ª Semana Epidemiológica foi de 57,1% enquanto a menor média móvel foi no dia 7 de agosto com 39,5%.

Em nota a Prefeitura anunciou o Decreto Nº 910/2020 que flexibiliza outras atividades. Apesar da nota trazer um apelo à população para manter os cuidados e o distanciamento social, não menciona, nenhuma análise epidemiológica que tenha sustentado a decisão. Uma vez que, na semana passada a avaliação para o aumento dos casos era as aglomerações para o Dia dos Pais, a decisão de flexibilização deixa uma dúvida sobre qual será o comportamento das pessoas nas casas de eventos, salões, clubes, associações recreativas e afins, casamentos, formaturas, aniversários e demais confraternizações, reuniões administrativas, comunitárias ou litúrgicas, seja em espaços públicos ou privados, que foram liberadas.

A nota também não menciona como a estrutura municipal dará conta de fiscalizar este volume de ações.

Fica fechado

Fica mantida a suspensão do funcionamento

I – casas noturnas, tabacarias para consumo no local, boates e similares, e atividades como bailes, baladas, matinés e congêneres;

II – teatros, cinemas, Centros de Revitalização da Terceira Idade (CERTIs), Centros Culturais, Centros da Juventude, Centros de Eventos e similares;

III– aulas presenciais no ensino regular, nos diversos níveis (educação infantil, ensino fundamental, médio e superior), ressalvadas as atividades elencadas no item 13 do Anexo Medidas, Orientações e Recomendações Sanitárias de Prevenção à Covid-19, que integra este Decreto;

IV – atendimento no Aquário Municipal “Dr. Romolo Martinelli”;

V – atendimento nos restaurantes populares;

VI – “agenda aberta”, no Paço Municipal “Alcides Donin”;

VII – reuniões da Estratégia Saúde da Família (ESF) e treinamentos não emergenciais nas unidades de saúde;

VIII – demais atividades em parques infantis e playgrounds em áreas públicas; IX – transporte coletivo urbano gratuito para idosos nos horários de pico, assim entendidos os seguintes: a) das 7h às 9h; b) das 17h às 19h.

Liberado conforme Decreto:

Entre outras alterações, o documento estabelece a permissão de funcionamento em todos os dias da semana, das 6h às 23h, de casas de eventos, salões, clubes, associações recreativas e afins, casamentos, formaturas, aniversários e demais confraternizações, reuniões administrativas, comunitárias ou litúrgicas, seja em espaços públicos ou privados. 

Confira o Decreto na integra aqui

 

Sem nome %281144 x 250 px%29