O estudo realizado pela empresa Paraná Consultoria, contratada pela Assembleia para analisar as 302 aposentadorias pagas aos inativos, constatou que em pelo menos 90% delas existe algum tipo de irregularidade, uma vez que foram concedidas sem o devido registro junto ao Tribunal de Contas do Estado. Nesses casos, fica caracterizado, no mínimo, erro de procedimento, pois obrigatoriamente todo ato aposentatório de servidor deve passar pela análise do TCE (art. 75, inciso 3º, da Constituição Estadual).
Pelo convênio assinado com a Secretaria de Administração e Previdência, caberá a Divisão de Medicina e Saúde Ocupacional (DIMS) a responsabilidade pela realização de perícia médica nos servidores efetivos, estáveis e comissionados da Assembleia, que necessitarem se ausentar do trabalho por problemas de saúde, assim como é feito com os funcionários da Administração Direta e Autárquica do Poder Executivo, conforme previsto na Resolução nº 6.105, de 24 de junho de 2005 da Seap.
Rossoni destacou que as medidas saneadoras visam restabelecer a credibilidade do Legislativo paranaense junto à opinião pública.
“São etapas que estamos cumprindo para alcançarmos o objetivo de ter uma Assembleia que, quando for contestada, não tenha dificuldade de explicar seus atos. O dia em que concluirmos a reforma administrativa, faremos uma grande comemoração, porque não esperávamos encontrar tantas dificuldades para fazermos as mudanças administrativas na Casa. Mas temos avançado, com muita determinação”.
Rossoni concluiu dizendo que, no caso das aposentadorias dos servidores inativos, a prestação de contas dos atos do Legislativo através dos meios de comunicação, é um procedimento irreversível.
POLÍTICA
Rossoni diz que revisão das aposentadorias e convênio com SEAP marcam reforma administrativa da Assembleia
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni, afirmou que a auditoria realizada nas aposentadorias dos servidores inativos da Casa – cujo relatório foi encaminhado na semana passada ao Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) e à Paraná Previdência, para revisão – e a assinatura de convênio com a Secretaria de Administração e Previdência (SEAP) para a realização das perícias médicas nos servidores do Legislativo, representam um importante estágio da reforma administrativa implementada pela atual Mesa Executiva.
Mais lidas
- 1FLIT traz escritora reconhecida na literatura brasileira para roda de conversa
- 2Primeira Conferência Municipal de Igualdade Racial de Toledo reúne lideranças e fortalece políticas públicas
- 3Documentário “Vai, vai ter alegria...Vai, vai ter esperança” mostra a experiência humana e cultural
- 4Saúde faz alerta aos municípios sobre vacinação e diagnóstico contra doença meningocócica
- 5UFPR e Biopark firmam protocolo de intenções para construir ambulatório
Últimas notícias
- 1Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”
- 2Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 3Vídeo da Escola São Luiz concorre em concurso do Convênio Linha Ecológica
- 4Prefeitura de Toledo alerta sobre golpe de falsos agentes de saúde
- 5Defesa Civil interdita rua no Jardim Gisela após buraco no asfalto