1144x150 %284%29

GERAL

Definidas propostas para Conferência de Saúde

Ao todo, 291 propostas foram apresentadas durante as pré-conferências e estão sendo sintetizadas pela comissão organizadora, para a XI Conferência Municipal de Saúde, que será realizada em Toledo nos dias 29 e 30 de julho.

25/07/2011 - 14:31


O evento será realizado no Centro de Eventos Ismael Sperafico. Às 19h30 será realizada a abertura oficial, com a presença de autoridades, e em seguida uma explanação sobre a situação da saúde no estado do Paraná e uma palestra com o auditor do Ministério da Saúde, Mário Lobato da Costa. Mesmo escolhidos nas conferências, os delegados deverão fazer o credenciamento pouco antes da abertura do evento, habitando-se desta forma a participar do processo.
Ao todo, foram escolhidos 207 delegados, que representarão de forma paritária na Conferência os diferentes setores da saúde: prestadores de serviços, trabalhadores em saúde, usuários e governo. Os delegados foram escolhidos nas pré-conferências, assim como as propostas apresentadas e que serão debatidas no segundo e último dia da Conferência. A programação no dia 30 começa às 7h30, com um café para os delegados, e prossegue ao longo do dia, com apresentação, discussão e votação de todas as propostas.
Conforme a secretária de Saúde, Denise Liel, a participação nas pré-conferências não foram muito expressivas em número de participantes, mas surpreenderam pelas propostas. “Tivemos um período de noites muito frias e de diversas outras reuniões e conferências paralelas, o que atrapalhou um pouco. As reuniões, no entanto, foram muito tranqüilas e resultaram em propostas embasadas e bem consistentes”, disse a secretária. Segundo ela, depois de quase 20 anos de discussões e conferências sobre o tema, a participação tem sido mais madura e consistente. A metodologia de trabalho previu discussões e questionamentos no grupo e depois a formação de grupos menores para a definição de propostas. As propostas apresentadas, conforme a secretária, vem de encontro à política da secretaria, de investimentos na prevenção e na humanização dos serviços, com o acolhimento dos pacientes, ampliação da oferta de serviços e atendimento de qualidade.
O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Rodrigo Melonari, que está auxiliando na organização da Conferência, também destacou a maturidade do processo e a participação da comunidade. Conforme ele, o Conselho representa um olho da comunidade nas ações de saúde, fiscalizando e também apresentando sugestões para melhorar a oferta e a qualidade dos serviços, principais anseios da comunidade. Durante a Conferência serão escolhidos os novos integrantes do Conselho, que serão empossados em março do próximo ano. Com os nomes já definidos, estes poderão acompanhar ao longo do ano as ações da saúde, além de participar de cursos de capacitação.


Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29