Casa de not%c3%adcias 1144x150

Toledo dá o ponta pé inicial para implantar Comitê Gestor do Plano de Desenvolvimento Local

O município de Toledo está estruturando o Comitê Gestor do Plano de Desenvolvimento Local (PDL), vinculado a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Na última sexta-feira, foi realizada uma reunião para sensibilizar a sociedade organizada para a composição do Comitê que é um mecanismo previsto na Lei, e que tem como objetivo o fomento de ações que venham a contribuir para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas. 

25/07/2011 - 17:03


Segundo o secretário de indústria e comércio, Narciso Muller, essa ação é de extrema importância, tendo em vista que pesquisas revelam que as pequenas empresas são responsáveis pela maioria dos empregos gerados no País. Nesse sentido, o secretário frisa que o município está comprometido com a consolidação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Para o presidente da Acit, Walmor Lodi, com a implantação do Comitê Gestor se criará um espaço para se planejar e fomentar o desenvolvimento local de forma ordenada e sistemática, dialogando com as micro e pequena empresas para melhorar o ambiente de negócios.

Na reunião realizada na Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT) participaram representantes do SEBRAE, Sindicato dos Varejistas, Sindicato dos Contabilistas, Sindicato das Empresas e Serviços Contábeis, Sindicato do Comércio. Segundo Fernanda de Oliveira Moreira, agente de desenvolvimento do PDL, o objetivo é avançar no processo de formação do Comitê Gestor. Na oportunidade foi solicitado que as entidades indicassem nomes para compor junto aos demais nomes escolhidos pelas secretarias municipais. O comitê será formado por membros da prefeitura, Acit e entidades. Fernanda informou que as indicações devem ser formalizadas até sexta-feira (29). Essa lista passará pelo aval do prefeito José Carlos Schiavinato, que homologará os indicados.

O consultor do Sebrae, Alan Debus, avalia que a implementação do Comitê em Toledo contribui no processo de implementação da Lei Geral. “Reafirmamos a importância deste evento que demonstra o avanço das etapas para que a Lei das Micros e Pequenas Empresas se consolide e seja implantada na sua plenitude em Toledo”. De acordo com Debus essa é uma etapa de sensibilização das lideranças para que possam influenciar positivamente na implantação da lei. 

De acordo com o secretário de Indústria e Comércio as secretarias que irão compor nomes junto ao Comitê são: Administração, Planejamento, Indústria e Comércio, Saúde, Habitação, Fazenda, Agropecuária, Assistência Social e Meio Ambiente. O secretário explica que a partir da formação do Comitê poderá se aproveitar “ao máximo o que a lei pode oferecer. “Estaremos estimulando a abertura e a formalização de novas empresas, fomentando o empreendedorismo, e contribuindo para que uma forma planejada os empreendimentos cresçam e geram mais renda”, disse.

Narciso explicou que depois de formalizado, o Comitê será responsável pela realização de treinamentos, assim como reuniões junto ao Sebrae para desenvolver o Plano de Desenvolvimento Local. O PDL terá como objetivo realizar um diagnóstico que identifique as oportunidades de negócios. Segundo Debus, a partir do diagnóstico, o Comitê vai montar um plano de ação para que se possa melhorar os pontos que não foram trabalhados. Ele explica ainda que “a ideia é realizar o diagnóstico, depois o plano de ação e ainda ouvir das micro e pequenas empresas sugestões que possam melhorar o ambiente de negócios”. De acordo com Debus a intenção é que o comitê pense continuamente a Lei Geral do município e aponte sugestões de melhoria.

Fernanda de Oliveira Moreira, agente de desenvolvimento do PDL, informa que depois da lista ser aprovada pelo prefeito, os nomes serão formalizados e provavelmente na quinzena de agosto será feito o lançamento do Comitê Gestor do PDL de Toledo.

 

 

Por Rosselane Giordani

Confira reportagem em vídeo.

Sem nome %281144 x 250 px%29