1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

Seminário Regional é vitrine para boas ações que podem mudar o mundo

O projeto Atleta do Futuro, desenvolvido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) em parceria com Poder Público e iniciativa privada, não abrange somente atividades esportivas. Além do desenvolvimento físico dos participantes, a intenção é contribuir na formação de cidadãos atuantes em favor das comunidades. Dentro desse contexto está sendo realizado esta semana em todo o Estado os seminários regionais Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM). Em Toledo o Sesi sediou hoje (26) o evento regional, no qual estiveram presentes  os municípios de Cascavel, Marechal Cândido Rondon, Foz do Iguaçu, Pato Branco, Francisco Beltrão, Palmas, além da unidade local.

26/07/2011 - 15:37


No seminário aconteceu a apresentação de trabalhos realizados com alunos do Projeto Atleta do Futuro. Cada unidade foi responsável pelo desenvolvimento de ações em torno de um objetivo. Toledo, por envolver também os municípios de Palotina, Terra Roxa e Ouro Verde do Oeste, está trabalhando dois objetivos - “Combater a Aids, a malária, a dengue e outras doenças” e “Reduzir a mortalidade infantil”. As outras unidades do Sesi apresentarão os demais pontos, que são eles: Acabar com a fome e a miséria, Educação básica de qualidade para todos, Igualdade entre sexos e valorização da mulher, Melhorar a saúde das gestantes, Vida e respeito ao meio ambiente e Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.

Depois de realizados os seminários regionais será escolhido um projeto de cada objetivo do milênio, que será exposto no Seminário Estadual, previsto para acontecer no mês de setembro, em Curitiba. Dentre os critérios para escolha do melhor projeto estão: impacto social, inovação, envolvimento dos alunos, das famílias, alunos e famílias, e comunidade geral, e envolvimento das empresas que têm em suas metas o cumprimento de algum dos Objetivos do Milêniio, conhecidos no Brasil como Os 8 jeitos de mudar o mundo”. Os próximos seminários regionais acontecem em:  27 julho (Maringá), 28 julho(Arapongas) e 29 julho (Ponta Grossa).
A gestora do projeto Atleta do Futuro/Sesi Toledo,Nadia Amarante Fuchs, explica no seminário de hoje foi apresentada a proposta de Toledo. No município está sendo realizado uma ampla campanha de combate e prevenção à Dengue, na qual estão envolvidas mais de mil crianças. Cada aluno participante do projeto Atleta do Futuro ficou responsável por um trabalho de abordagem e conscientização dos seus vizinhos e familiares da importância do combate à Dengue. Segundo Nádia esse trabalho será permanente.
Ela relata ainda que em Ouro Verde do Oeste e Terra Roxa, onde estão sendo desenvolvidas iniciativas de combate à mortalidade infantil, sendo que uma das ações é o trabalho de reeducação alimentar e reaproveitamento de alimentos. Em Terra Roxa o projeto contou com a parceria do Arranjo Produtivo Local (APL) no sentido de envolver as empresas e o gestor público nas atividades do projeto de conscientização dos pais da necessidade de mudança no hábito alimentar.  Para estabelecer uma conexão entre o que as crianças aprendem na escola e o que os pais sabem sobre alimentação saudável, o projeto também realizará palestras com a nutricionista do Sesi para os funcionários da industrias têxteis.  Nádia explicou além do trabalho de conscientização foram feitas palestras, panfletagem e medidas práticas como, por exemplo, a realização de concurso de receitas criativas e saudáveis.
ODM - O movimento do ODM acontece em nível mundial. Eles foram definidos em setembro de 2000, em Nova Iorque, quando líderes de 189 países firmaram um pacto durante a Cúpula do Milênio, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU). Desse acordo, nasceu a Declaração do Milênio, que estabeleceu como prioridade eliminar a extrema pobreza e a fome no planeta até 2015 e, para tanto, foram definidos oito objetivos, os chamados Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
 
Confira reportagem em vídeo com entrevista com Roberto Ballesca, o coordenador do Projeto Atleta do Futuro, e com a gestora do projeto em Toledo, Nadia Amarante Fuchs
 
Por Rosselane Giordani
Sem nome %281144 x 250 px%29