Visando diminuir o número de casos de hepatites e evitar um diagnóstico tardio da doença, a equipe do CTA, durante esta semana, está desenvolvendo atividades de prevenção e, principalmente a importância de se fazer o exame das hepatites virais. Este também é o maior objetivo do Plano de Hepatites Virais do Ministério da Saúde (2011-2012), prevenir novas infecções e melhorar a qualidade de vida dos portadores das hepatites.
O número de casos confirmados da hepatite B está aumentando no decorrer dos anos. De acordo com o Ministério da Saúde, o número de casos passou de 473 em 1999 para 14.601 em 2009. Os casos acumulados resultaram em 96.044, ocorrendo, em sua maioria, nos adultos jovens.
A diretora técnica de saúde do Ciscopar, Juliana Bortolotto Sales, afirmou que a hepatite é uma doença silenciosa e informou que a pessoa pode estar infectada pela bactéria e não apresentar sintoma. “As pessoas podem apresentar os sintomas em até 30 anos e quando eles surgem o estágio da doença está avançado. As pessoas devem buscar por informações para prevenir a hepatite”. Ela salientou que a equipe está satisfeita com a participação da população durante esta semana. “A busca pelo exame superou a nossa expectativa. Durante os testes, estamos percebendo que as pessoas não possuíam muita informação das causas da doença e o que ela podia provocar ao organismo. Estas informações, a população pode adquirir com a equipe”.
Exames
Juliana enfatizou que o objetivo da Campanha foi divulgar o trabalho do CTA à sociedade, porque muitas pessoas desconhecem que o exame é oferecido neste local. Os exames são realizados das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. O resultado é divulgado entre 20 a 30 dias. O Ciscopar está localizado na rua XV de novembro, ao lado do Bom Jesus.
SAÚDE
CTA realiza mais de 200 exames de hepatites no Dia Mundial de Combate
Mais de 200 exames de hepatite B foram realizados no Dia Mundial de Combate as Hepatites – 28 de julho – pela equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), do Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar). No primeiro semestre, quase 80 pessoas da 20ª Regional de Saúde de Toledo estavam em tratamento contra a doença.
Mais lidas
- 1Esporte Cidadão: equipe de Toledo é premiada no Mato Grosso do Sul
- 2Let’s Dance 2025 terá mostras de dança e workshops para o público
- 3Estudo da Fiocruz revela mecanismo associado à gravidade da COVID-19
- 4Toledo lidera geração de empregos no Paraná no 1º trimestre
- 5Produtos com potencial de Indicação Geográfica são apresentados em encontro, no Sebrae/PR
Últimas notícias
- 1Com recorde de inscrições, Prêmio Queijos do Paraná acontece no fim do mês
- 2Maio Amarelo: programação de ações da campanha será intensa em Toledo
- 3Dia D de multivacinação no Paraná será no sábado; meta é atingir 300 mil doses aplicadas
- 4Aeroporto Municipal passa por vistoria da Força Aérea Brasileira
- 5Disciplina