Visando diminuir o número de casos de hepatites e evitar um diagnóstico tardio da doença, a equipe do CTA, durante esta semana, está desenvolvendo atividades de prevenção e, principalmente a importância de se fazer o exame das hepatites virais. Este também é o maior objetivo do Plano de Hepatites Virais do Ministério da Saúde (2011-2012), prevenir novas infecções e melhorar a qualidade de vida dos portadores das hepatites.
O número de casos confirmados da hepatite B está aumentando no decorrer dos anos. De acordo com o Ministério da Saúde, o número de casos passou de 473 em 1999 para 14.601 em 2009. Os casos acumulados resultaram em 96.044, ocorrendo, em sua maioria, nos adultos jovens.
A diretora técnica de saúde do Ciscopar, Juliana Bortolotto Sales, afirmou que a hepatite é uma doença silenciosa e informou que a pessoa pode estar infectada pela bactéria e não apresentar sintoma. “As pessoas podem apresentar os sintomas em até 30 anos e quando eles surgem o estágio da doença está avançado. As pessoas devem buscar por informações para prevenir a hepatite”. Ela salientou que a equipe está satisfeita com a participação da população durante esta semana. “A busca pelo exame superou a nossa expectativa. Durante os testes, estamos percebendo que as pessoas não possuíam muita informação das causas da doença e o que ela podia provocar ao organismo. Estas informações, a população pode adquirir com a equipe”.
Exames
Juliana enfatizou que o objetivo da Campanha foi divulgar o trabalho do CTA à sociedade, porque muitas pessoas desconhecem que o exame é oferecido neste local. Os exames são realizados das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. O resultado é divulgado entre 20 a 30 dias. O Ciscopar está localizado na rua XV de novembro, ao lado do Bom Jesus.
SAÚDE
CTA realiza mais de 200 exames de hepatites no Dia Mundial de Combate
Mais de 200 exames de hepatite B foram realizados no Dia Mundial de Combate as Hepatites – 28 de julho – pela equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), do Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar). No primeiro semestre, quase 80 pessoas da 20ª Regional de Saúde de Toledo estavam em tratamento contra a doença.
Mais lidas
- 1Vila Mundo: reconstruir é um ato de humanidade
- 2Verão Itaipu Mais que Energia leva atividades esportivas e culturais aos municípios lindeiros
- 3Guarda Municipal dá início a vistorias em veículos de transporte escolar de Toledo
- 4Cronograma de matrículas para cursos da Casa da Cultura está definido
- 5Programa A União Faz a Vida é lançado em Toledo em uma parceria entre a Sicredi Progresso PR/SP e o município
Últimas notícias
- 1Restaurantes Populares retomam atendimento na segunda-feira (2/2) em Toledo
- 2Evento marca a abertura do ano letivo da rede municipal de Toledo em 2026
- 3Museu Histórico Willy Barth recebe exposição sobre migração
- 4Paraná desonera ICMS de insumo para produção de peixes e semente colorífica de urucum
- 5Melhorias do solo, pastagens e nutrição do rebanho fortalecem pecuária leiteira do Paraná



