1144x150 %284%29

Cooperação e fortalecimento do destino turístico marcam encontro empresarial de negócios

É muito mais produtivo quando se tem a oportunidade do contato pessoal, do “olho no olho”, com os parceiros. A afirmação é do empresário do segmento de gastronomia em Foz do Iguaçu, Marcos Antonio Beato, representante de uma das cerca de 50 empresas do setor de turismo da região que participaram do 1º Encontro Empresarial de Negócios, iniciativa do Iguassu Convention & Visitors Bureau (ICVB) e Sebrae/PR, com o apoio do Hotel Slaviero de Foz. O encontro aconteceu na última quarta-feira, dia 27, no município.

29/07/2011 - 12:14


“Nesse encontro pude conhecer pessoalmente pessoas com quem eu tratava de negócios por telefone. Agora, o contato com eles será diferenciado e muito melhor”, considerou Beato. Na oportunidade, empresários e representantes de empresas que integram o ICVB participaram de palestra sobre inovação no turismo e, no decorrer de três horas, realizaram dinâmica, orientada pelo Sebrae/PR, na qual compuseram grupos para conversação, troca de informações e propostas de geração de negócios em comum.
Além de conhecer melhor os fornecedores e compradores, destacou o encarregado de vendas de uma agência de viagem, Erivelto Ghellere, o momento também permitiu conhecer o mercado. “Nesse evento, aprofundei o relacionamento com quem já conhecia, fiz novos contatos e, ainda, puder saber as razões pelas quais algumas das empresas participantes contrataram os serviços de outras agências como a que represento. É uma forma interessante de conhecer o mercado e melhorar o desempenho”, afirmou.
Já o gerente comercial de um hotel em Foz do Iguaçu, Adilson Moreno da Silva, e o sócio-diretor de empresa de soluções linguísticas, Otto Mendonça, aproveitaram a ocasião para discutirem alternativas para minimizar um dos problemas do setor, na área de capacitação profissional. “A hotelaria está crescendo muito e temos dificuldade em encontrar bons profissionais com capacidade de atender a demanda de turistas estrangeiros, por exemplo”, comentou Adilson da Silva.
Situação que, na opinião de Otto Mendonça, pode ser melhorada com o auxílio de sua empresa. “Além de contar com tradutores para eventos, nossa empresa trabalha com cursos de idioma e podemos criar essa capacitação específica para o setor de turismo”, propôs ao gerente comercial. “Encontros como esse nos trazem a oportunidade de alinhamento com todo o setor de turismo e reforça o crescimento das empresas que estão aqui”, relataram os participantes.

Organização
O 1º Encontro Empresarial de Negócios – Mantenedores ICVB, surgiu da parceria firmada entre esse instituto, com a Regional Oeste do Sebrae/PR, por meio do projeto chamado Turismo na Região Cataratas e Caminhos. O evento teve como principal objetivo aprimorar a relação entre os associados do ICVB para fomentar negócios entre mais de 25 categorias da cadeia produtiva do turismo, como atrativos, organizadoras de eventos, gastronomia, hotéis, empresas de comunicação, segurança e limpeza, tradutores, viagens e turismo, dentre outros.
Segundo a consultora da Regional Oeste do Sebrae/PR, Ana Lúcia de Sousa, a metodologia do encontro foi criada especialmente para a ocasião, adaptando a prática de rodadas de negócios. “Todos os participantes são mantenedores do ICVB, em diversos setores ligados direta ou indiretamente ao turismo. Assim, fizemos uma distribuição criteriosa dos grupos, para que todos pudessem compartilhar informações, e conhecer empresas diferentes a cada rodada”, explicou.
Na proposta de integração, salientou a consultora do Sebrae/PR, há o fortalecimento da entidade como um todo e, em consequência, do turismo no destino. No total, sete mesas de trabalho foram compostas e, em rodadas com duração de 24,5 minutos cada, as empresas apresentavam seus negócios, diferenciais e contatos. “Foram três meses de organização e preparação para o encontro, mas o resultado surpreendeu a todos, que demonstraram motivação, interesse e satisfação em participar”, observou.
Na avaliação do vice-presidente do ICVB, Enio Eidt, o 1º Encontro Empresarial de Negócios marca um novo ciclo para o turismo na região de Foz do Iguaçu. “De maneira cooperativa, trabalhamos para desenvolver o turismo de formal mais profissional. O encontro serve para voltarmos a nós mesmos, conhecer uns aos outros e fazer um trabalho mais cooperativista e corporativista. A cultura de cooperação vem potencializar e fortalecer o setor, essa é nossa expectativa”, declarou.
Também em parceria com o Sebrae/PR, Enio Eidt aproveitou o encontro para assegurar aos associados que, em breve, a entidade irá promover outras capacitações para atender a demanda de desenvolvimento do grupo. Para Cristiane Santos, gerente executiva do ICVB, com propostas como essa, o instituto cumpre seu papel de cooperativa de negócios. “Temos cerca de 130 empresas mantenedoras de toda a região oeste do Paraná e algumas da Argentina e Paraguai. Estamos orgulhosos dos resultados desse evento e, com certeza, abriremos novas oportunidades”, enfatizou a gerente executiva.

Rede de contatos
“É para isso que procuramos fazer parte de entidades como o ICVB. O encontro foi excelente para rever velhos amigos e fazer novos contatos”, assinalou a empresária de agência de propaganda em Foz do Iguaçu, Neve Góis. A empresária Cléia Oliveira, que também atua no setor de comunicação e eventos do município, enalteceu a iniciativa oportunizada pelas entidades. “Já conhecia a maior parte das empresas presentes, mas não as pessoas com quem fiz contato no evento. Como eu trabalho com a captação de eventos para Foz, essa integração foi muito importante para sugerir coisas e trocar informações”, afirmou.
Há apenas dois meses integrando o ICVB, proprietário de restaurante em Porto Iguaçu, na Argentina, Jorge Antonio, considerou a participação no encontro como uma ótima oportunidade de integração. “A oportunidade foi sensacional. O conceito de integração vem ao encontro daquilo que buscamos como fronteira. Antigamente víamos outros restaurantes como concorrentes e hoje sabemos que podemos ser parceiros. O encontro abriu as portas para novas parcerias com todo o setor”, apontou o empresário.
Depois de apresentar a indústria gráfica que representa na região, a vendedora Kelly Cavallaro Godoi, sentiu-se satisfeita com a oportunidade de contato direto com empresas do setor. “A gráfica é de Londrina, mas eu trabalho em toda a região oeste. Optamos por fazer parte do ICVB, justamente para ter acesso aos clientes nessa região que, na minha opinião, tem tudo a ver com o nosso produto, que é certificado pelo Conselho Brasileiro de Manejo Florestal (FSC Brasil). No encontro, pude conhecer a necessidade de cada empresa participante e como poderei fazer novos negócios”, mencionou.
O evento, de acordo com Ana Lúcia de Sousa, do Sebrae/PR, teve como proposta integrar empresas que fazem parte de um mesmo mercado e, ainda, que estão ligadas a uma instituição essencial para o desenvolvimento do destino de Foz do Iguaçu, que é o ICVB. “Já estamos com uma lista de empresas associadas que não puderam participar desse primeiro encontro, mas que desejam se fazer presentes em um próximo. Nossa ideia é que o evento passe a ser frenquente, diante da parceria entre o Sebrae/PR e ICVB”, sugeriu a consultora.
Para registro da ação, as entidades organizaram, ainda, um catálogo com os dados empresariais de cada empresa participante do 1º Encontro Empresarial de Negócios, contendo as informações de setor de atuação das empresas, contatos e diferenciais. O material pode ser solicitado pelo e-mail asousa@pr.sebrae.com.br, da consultora do Sebrae/PR.

 

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29