1144x150 %284%29

EDUCAÇÃO

Embrapa publica pesquisa de professor da FAG Toledo

Docente é agrônomo e atua no curso Superior de Tecnologia em Agronegócio
29/04/2021 - 14:33
Por Assessoria


O professor João Ricardo Ramella, docente do curso de Tecnologia em Agronegócio da FAG Toledo acaba de publicar um artigo na revista “Pesquisa Agropecuária Brasileira”, da Embrapa. No trabalho, que teve como título “Interferência de plantas daninhas no acúmulo de nutrientes em folhas de mandioca sob plantio direto ou plantio convencional”, o docente avaliou o efeito da competição de plantas daninhas sobre o acúmulo de nitrogênio e fósforo nas folhas e sobre a massa seca das raízes de mandioca, nos sistemas convencional e direto, em dois ciclos de cultivo. “Foi uma pesquisa in loco onde pude concluir que essa competição de plantas daninhas acaba reduzindo o acúmulo de nitrogênio e fósforo nas folhas de mandioca, tanto nos sistemas convencionais quanto no plantio direto nos dois ciclos de cultivo. Já a redução de matéria seca das raízes de mandioca ocorre apenas no segundo ciclo”, explica o docente que é agrônomo de formação.

A área de cultivo da mandioca na Região Oeste e no Paraná vem caindo nos últimos anos. Atualmente o Estado está na 8ª colocação no ranking de produção nacional. Para piorar, de acordo com o pesquisador, não existem herbicidas para a planta. “Os produtos que combatem ervas daninham são pensados principalmente para o milho e a soja e isto acaba sendo um problema para quem produz mandioca. Por isso é importante pesquisarmos meios para combater esses invasores, que roubam a agua, nutrientes, ar, matéria orgânica e agentes polinizadores da planta”, afirma.

A revista da Embrapa divulga trabalhos técnico-científicos originais, inéditos, resultantes de pesquisas ligadas à agropecuária tais como Fisiologia Vegetal, Fitossanidade, Fitotecnia, Genética, Solos, Tecnologia de Alimentos e Zootecnia. 

Sem nome %281144 x 250 px%29