Rosane concluiu o seu primeiro livro no ano de 1997. Ela busca sempre construir suas história em um cenário romântico abordando temas importantes como ecologia, bullying, entre outros. “Conto a história e faço isso de determinada maneira que a pessoa possa entender como acontece uma relação social. Gosto de oferecer as pessoas o meu livro intitulado como “Rosas Feridas”, pois ele conta a história de uma pessoa que sofreu com o bullying, como acontecem as chateações, os abusos, entre outros”. Rosane relatou que as histórias acontecem na região Oeste do Paraná. Atualmente, a escritora está fazendo o esboço de uma nova história. Rosane ainda contou que o primeiro livro foi confeccionado com Xerox, com capa de cartolina e arame. “Vendíamos a R$ 10. Era um sofrimento, mas conseguimos arrecadar dinheiro para imprimir a segunda obra na gráfica.
Pintura
Agora como aluna do atelier, Rosane pretende aprender a pintar paisagens do interior, as quais vão ilustrar as suas novas produções. “Pintei mais 500 papeis noeis em panos de prato para publicar meu primeiro livro”.
Desafios
Diariamente, Rosane enfrenta os desafios da vida. Quando criança possuía refluxo no estômago e nenhum médico até hoje não descobriu as causas. Ela também possui deficiência de memória, pois segundo a artista, por muitas vezes, quer falar algo, mas acaba esquecendo. “Escrever é fácil para mim, porém falar é difícil, porque eu não lembro. Quando sento e escrevo a memória funciona bem, mas se preciso falar parece que não consigo”.
Além da deficiência de memória, em 2003 os desmaios eram constantes e após um exame diagnosticou-se que Rosane possui epilepsia. Frequentemente, ela tem ataques e desmaios. “Apesar destas dificuldades, não penso em desistir. Algumas pessoas têm uma boa vida e não fazem nada por ela. Tem alguns que você empurra e não vão. Há aqueles que querem algo, mas são amarrados”. Ela contou que ficou um período sem poder andar, no entanto, nunca pensou em desistir. “Não tenho motivo para desistir, porque viver é bom. Mesmo quando a situação estiver no último estágio, a gente espera porque isso passa. Não tem motivo para suicídio, uma hora vai passar. Passei por depressão, mas esperei e segui. É preciso ter esperança e coragem”.
Sonho
Ao ser questionada qual é o seu maior sonho, Rosane afirmou: “Meu sonho é ser uma escritora reconhecida e respeitada pelo meu trabalho”.
CULTURA
Das letras aos desenhos, Rosane encontra na arte motivo de lutar por seus sonhos
Rosane Vorpagel é uma das pessoas que foram contempladas com bolsas para participar das aulas de pintura. Ela afirmou que desde criança sempre gostou de pintar. No entanto, primeiramente, ainda quando criança desenvolveu a arte da escrita. Os pais contam que ela era fascinada por letras e tinha a convicção que um dia seria uma escritora. Atualmente, Rosane é conhecida como a escritora do campo, por retratar em suas obras o cotidiano do interior. Ela possui mais de 13 publicadas e está no ranking Brasil, com o maior número de venda de livros artesanais. A escritora lembrou que na adolescência pintava alguns panos de prato, porém nunca teve a oportunidade de aprender a pintar quadros e, agora tem esta chance.
Mais lidas
- 1Vem aí a IV mostra de Hip Hop em Toledo
- 2Prefeitura de Toledo realiza lançamento do programa “60+ Cidadania”
- 3O Paraná que nasce do subsolo: ciência e tecnologia a serviço da água que bebemos
- 4Integra Unioeste começa hoje (3) com atividades em diversos espaços
- 536° Feira de Automóveis de Toledo (Feauto) será nos dias 7, 8 e 9 de novembro
Últimas notícias
- 1Crise financeira do Hospital Regional de Toledo é tema de reunião de autoridades
- 2Tempestades de sexta devem ter ventos acima de 80 km/h e chuvas superiores a 50 mm
- 3Toledo assina termo de adesão ao programa “Educação no Rumo Certo”
- 4Casa do Papai Noel e Vila de Natal começam a ser montadas na Praça Willy Barth
- 5Toledo se prepara para uma noite mágica de abertura do Natal Encantado de Toledo



