Casa de not%c3%adcias 1144x150

EDUCAÇÃO

Seminário Internacional "Patrimônio Histórico e Ambiental: Potencialidades Turísticas"

O evento contará com a participação de palestrantes do Brasil, Portugal e Itália, que debaterão sobre temas relacionados ao Meio Ambiente e Sustentabilidade, Educação, Turismo e Patrimônio Histórico e Ambiental
20/05/2021 - 13:47
Por Assessoria


Nos dias 10, 11 e 12 de Junho, o IFSul - Camaquã juntamente com a Associação Socioambiental Amigos do Seival (ASAS), promoverá o Seminário Internacional “Patrimônio Histórico e Ambiental: Potencialidades turísticas”.

O evento contará com a participação de palestrantes do Brasil, Portugal e Itália, que debaterão sobre temas relacionados ao Meio Ambiente e Sustentabilidade, Educação, Turismo e Patrimônio Histórico e Ambiental.

O objetivo central do seminário é proporcionar para a comunidade da Costa Doce Gaúcha uma discussão técnica e científica sobre as possibilidades de dinamizar as atividades produtivas da região, valorizando as potencialidades locais, bem como problematizar as atividades que possam causar impactos no ecossistema regional. O seminário será transmitido pelo canal do YouTube do Campus Camaquã.

Programação 


Destacamos parte da Programação que abrange as palestras, confira aqui a Programação Completa e o link para as inscrições

SEXTA-FEIRA (11/06/2021) 

14h – Palestra Mineração X Degradação

Tipos de mineração e técnicas de recuperação e restauração ambiental. Juarês José Aumond, Geólogo da FURB, Metrado de Eng. Ambiental e Doutorado em Desenvolvimento Regional. 

15:30 – Palestra: O rio Lis (Portugal) e a Educação Ambiental

Do conhecer ao intervir na defesa do Ambiente e do Patrimônio. Mário Oliveira, CI&DEI, ESECS, Politécnico de Leiria, Portugal; Oikos – Associação de Defesa do Ambiente e do Patrimônio da Região de Leiria, Portugal

16:45 – Palestra: Educação ambiental no momento atual da Covid 19.

Com a Profª Dra. SIMONE POHL ALVES, Bióloga professora do IFSul campus Camaquã

18h – Mesa de Debate: Território em risco: avanço da mineração no RS

Mediador: Edson Oliveira/IFSuL Debatedores: Francisco Milanez - Presidente da AGAPAN Litiane Ribeiro Peres - MAB – Movimento dos Atingidos por barragens. Luna Dalla Rosa Carvalho – Pesq. processos de transformação territorial no avanço de mega-mineração - Doutoranda PGDR/UFRGS Márcia Colares – UPP – Rio Camaquã - União pela Preservação.

Sem nome %281144 x 250 px%29