1144x150 %284%29

POLÍTICA

Notas da Câmara

 

Perguntinha

Por que o discurso é tão diferente da prática? A pergunta é endereçada aos vereadores que sobem na tribuna e esbravejam com a situação da saúde, mas na prática não são capazes de, por exemplo, segurar a votação da LDO que discutiria as prioridades do município no ano que vem.
01/08/2011 - 16:05


Na tribuna ou no palanque....

Na tribuna o tom é de que a saúde e educação devem ser prioridades. Mas porque os desabafos e indignação são apenas mecanismos a serviço da politicagem. Vereador da base disse que em época de campanha a promessa corre solta, mas depois..... o abandono. Pena que a crítica não rebate nem mesmo no espelho e nem ecoa em ações concretas. Já na oposição, as críticas muitas vezes se limitam as quatro paredes da Câmara e não ampliam suas ações em espaços onde as discussões podem avançar.
LDO
A Lei de Diretrizes Orçamentária é um espaço democrático de participação popular. Assim iniciou o seu pronunciamento o vereador Paulo dos Santos. O vereador queixou-se que os vereadores apresentam emendas que não são incorporadas a LDO. Paulo acusou o relator Luiz Fritzen de impedir o trabalho dos vereadores. “Todas as 11 emendas estão previstas no PPA. O relator cerceia a atividade parlamentar”, disse o petista. Paulo ainda apelou aos colegas que votassem contrário ao requerimento que colocava na ordem do dia a votação do projeto. Mas o pedido não foi atendido. Assim, foi derrubada a ordem do dia.
Pressa
O relator argumentou que o projeto fosse sim votado, porque segundo ele o projeto da LDO vai instrumentar o Orçamento do Povo. “Queremos aprovar, porque até o fim de ano e início de 2012 já se possa fazer as licitações e destinar os 2 milhões e 400 mil para atender os bairros. Valor esse que rateado contempla com aproximadamente 20 mil para cada bairro.
Lentidão
A mesma matemática da pressa para votação poderia ser usada para a análise do Projeto de Lei de Zoneamento do Lago. Considerando-se que houve ‘tempo’ suficiente para debater a LDO (segundo o líder do governo Fritzen), também já houve tempo suficiente para o relator (Fritzen) e presidente da Comissão (Massing) que trata sobre a Lei de Zoneamento do Lago também se manifestarem. Depois da pressão da Casa de Notícias, o vereador Rogério Massing resolveu se manifestar. Confira a entrevista em vídeo.
Ignorado
Paulo reclamou que das 11 emendas, nenhuma acatada.
Rogério, o defensor
O vereador Luiz Fritzen realmente não precisa que ninguém o defenda, mas mesmo assim ele tem fies escudeiros para sair em sua defesa na tribuna. O vereador Rogério Massing disse: “Não tenho procuração para defender o Fritzen. Mas é preciso ficar claro que a contabilidade entende que essas emendas não cabem. Fritzen:  Eu não vi o senhor dizer eu não quero, e sim o questionar a legalidade.
Migalhas para as panelas
O vereador Ademar Dorfschmidt disse que sonha o dia em que todo o orçamento seja do povo, e não apenas as migalhas sejam distribuídas para as panelas das associações de moradores. Ademar aceitou votar a LDO, mas frisou que tem entendimento de que o povo deveria gerenciar 100% do orçamento.
Após os ratos, a casa cai, ou melhor a cozinha...
Após denúncia de que ratos haviam sido encontrados na cozinha do Centro de Saúde, funcionários informaram que o espaço será destruído.
Ratos domésticos
“Não conhecia ainda ratos que param em dia claro para ser fotografados. Em 63 anos não havia visto isso”. Esse foi o comentário do vereador Luis Fritzen sobre a denúncia de infestação de ratos no Centro de Saúde. Para os desavisados, os bichinhos realmente não são tão afeitos aos flashes, tiveram sim as patas coladas em uma armadilha (a famosa cama de gato).
Ratos indóceis
O vereador Leoclides Bisognin também comentou o fato: “mais fácil tirar os ratos indóceis do que fechar a cozinha. Por causa de 4 ratos vamos fechar a cozinha? Não é uma boa saída. E nem mesmo contratar mais um cargo em comissão para acabar com os bichinhos no Centro de Saúde.
Agradecimento
Em carta ao Legislativo, o empresário Beto Lunitti agradeceu a mensagem do presidente da casa felicitando pelo Troféu Guerreiro do Comércio do Paraná e aproveitou para lembrar os vereadores que os empresários da cidade podem colaborar muito mais do que a geração de empregos e cumprimento de suas obrigações legais. Para isso, Beto, sugere que os vereadores encampem a defesa pela reativação do Conselho de Desenvolvimento, uma reivindicação de toda a sociedade, desde que ela foi esquecida, e desativada pela administração municipal.  
Presenças no Fórum de Segurança
O vereador Adriano Remonti registrou sua presença no Fórum de Segurança Pública. Participaram também os vereadores Paulo dos Santos e Ademar Dorfschmidt. Já os demais...
Presença na audiência pública da saúde
O vereador João Martins foi o único vereador presente na audiência da saúde. Bisogni, Adriano, Ademar e Adelar (Pelanca)  mandaram assessores, os outros vereadores nem sinal de fumaça.
Mais ambulâncias
Martins registrou também que Toledo receberá duas novas ambulâncias. Só resta saber se vai ter motoristas para dirigir os veículos, já que o concurso público foi prorrogado pois não houve interesse nas inscrições. O salário não foi tão atrativo.
Alta complexidade em neurologia
O vereador Ademar Dorfschmidt defendeu que lideranças políticas se articulem para viabilizar o credenciamento em alta complexidade em neurologia.
Só para constar
Segundo vereador o município gasta 70 mil reais com estátuas, mas não compra um desfribilador que custa a partir de 2500 reais.
Derli & Castelo Alimentos
O vereador Paulo dos Santos informou na sessão desta segunda-feira (1) que saiu sentença condenatória contra o ex-prefeito de Toledo Derli Donin. Segundo Paulo, o ex-prefeito foi condenado em primeira instância por improbidade administrativa, agora no processo que investiga a compra de alimentos feita pelo município para a merenda escolar junto à empresa Castelo Alimentos. No mesmo processo, também responde os demais réus que receberam condenação em primeira instância, entre eles o empresário João Kreutz. O ex-prefeito responde a 11 processos na Justiça do tempo em que administrava o município de Toledo.
 
Por Rosselane Giordani
 
Sem nome %281144 x 250 px%29