1144x150 %284%29

Pré-Convenção Regional debate o papel das associações comerciais como agente de desenvolvimento

Foi aberta na manhã desta terça-feira (2) em Toledo a segunda Pré-Convenção Regional da Faciap (Federação das Associações Comerciais do Paraná), no Centro de Convenções do Centro de Eventos Ismael Sperafico. O evento é preparatório à convenção estadual paranaense que acontecerá em Foz do Iguaçu nos dias 6,7 e 8 de novembro.

02/08/2011 - 13:20


Na abertura estiveram presentes diversas autoridades como o prefeito de Toledo - José Carlos Schiavinato, Rainer Zielasko - presidente da Faciap, Walmor Lodi -  presidente da Acit (Associação Comercial e Empresarial de Toledo) e Khaled Nakka - presidente da Caciopar (Coordenadorias das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná). Também marcaram presença representantes de 27 municípios da região, totalizando mais de 200 inscritos.

Na abertura o presidente da Faciap destacou que a temática das pré-convenções é discutir as Associações Comerciais (ACE’s) como agentes do desenvolvimento local. Rainer frisou que o objetivo dessa metodologia de trabalho da federação é interiorizar as ações, abrindo um canal de diálogo entre a entidade e os municípios do interior do Estado. Outro aspecto destacado pelo presidente da entidade foi de que o evento também tem como objetivo apresentar novos produtos e serviços aos associados. Rainer informou que o Programa Capacita da Faciap já chegou a 100 municípios paranaenses e que o objetivo para 2012 é dobrar esse número. Segundo ele a federação está preocupada em capacitar as associações para que cada vez mais profissionalizem seu atendimento ao associado.
Sobre a discussão principal do evento – as associações comerciais como agentes de desenvolvimento – o presidente da Faciap comentou que é preciso aglutinar forças em torno do fomento ao desenvolvimento. Em sua opinião instrumentos vitais são as associações as cooperativas de crédito, conselho de desenvolvimento e poder público. “As cooperativas de crédito ajudam a fixar os recursos gerados aqui no município. As associações e poder público tem o papel de criar ambientes favoráveis para o crescimento das micro e pequenas empresas, e um dos mecanismos é a viabilização de todos os aportes da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Precisamos fazer com que ela funcione efetivamente”, defendeu.
Rainer comentou ainda que 75% do PIB (Produto Interno Bruto) paranaense concentra-se em Curitiba e Região Metropolitana. Sobre essa realidade o presidente da Faciap disse que é preciso trabalhar para promover um crescimento mais harmônico de todas as regiões do estado do Paraná. “Precisamos realizar um trabalho conjunto, uma mobilização que fortaleça ainda mais o associativismo e que por sua vez contribua para o desenvolvimento econômico e social dos municípios. É preciso empreendedorismo para o desenvolvimento e erradicação da pobreza e miséria. Através da capilaridade, da nossa força é possível aglutinarmos forças para promover o desenvolvimento regional”, afirmou.
O gerente regional do Sebrae, Oreste Hotz, destacou que a pré-conferência é um momento de extrema importância por ser um espaço de integração entre prefeituras e associações comerciais. “O evento de hoje abre o canal de diálogo e debate entre os agentes sociais de desenvolvimento”, declarou. Sobre o papel do poder público o prefeito de Toledo e vice-presidente da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná), José Carlos Schiavinato disse que a prefeitura “sempre esteve próxima a Acit”, e que atualmente os municípios de modo geral trabalham por meio dos consórcios o que faz com que as fronteiras desapareçam, pois os interesses são comuns. Schiavinato acredita que cada vez mais a união do poder público, entidades e sociedade civil organizada pode contribuir para o desenvolvimento e também ratificou a importância das cooperativas de crédito para que os recursos locais não sejam drenados para fora.
O presidente da Acit enfatizou o papel fundamental que as associações têm no desenvolvimento da economia local. Lodi frisou em seu discurso que cerca de 90% das empresas são micro e pequenas e que elas são responsáveis pela geração de 52% dos empregos no país. “O desenvolvimento dos municípios passa pelas associações, somos agentes de transformação que podem fomentar o empreendedorismo e impulsionar a economia local”, disse Lodi destacando ainda que as associações devem trabalhar em parceria com poder público e alinhar forças ao cooperativismo de modo que juntos se fortaleçam como mecanismos de desenvolvimento.
Khaled Nakka, presidente da Caciopar, também reforçou o coro de que as associações comerciais são agentes de desenvolvimento. Khaled também frisou aos pressentes no encontro que a pré-convenção é uma oportunidade para trocar conhecimento e levar aos associados essa experiência.
MUNICÍPIOS PRESENTES
Santa Terezinha do Itaipu, Toledo, Cascavel, Foz do Iguaçu, Nova Santa Rosa, Braganey, Santa Tereza do Oeste, Tupãssi, Quedas do Iguaçu, Medianeira, Diamante do Oeste, Quatro Pontes, Capitão Leônidas das Marques, Cafelândia, Jesuítas, São Pedro do Iguaçu, Céu Azul, Terra Roxa, Ouro Verde do Oeste, Missal, Itaipulândia, Palotina, Santa Helena, Vera Cruz do Oeste e Matelândia.
 
Confira reportagem em vídeo.
 
Por Rosselane Giordani
Sem nome %281144 x 250 px%29