Com a participação de representantes de vários segmentos da sociedade chateaubriandense, a Conferência foi aberta às 09 horas da manhã, pela prefeita Dalila José de Mello, tendo a seu lado na mesa de honra, a secretária de Saúde, Tatiane Watanabe, o presidente da Comissão da Conferência, Marcelo Conrado, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Mário Murakami, o presidente da Câmara, José Kulhkamp, o vice prefeito José Costa, o secretário Geral de Administração, Zé Carlos Martins e o vereador Osmar Rinki.
Ao discursar aos presentes, a prefeita falou dos investimentos que seu governo tem realizado em prol da Saúde. “Enquanto o governo determina que os municípios invistam 15% na saúde, nós investimos 19 por cento. Temos dificuldades financeiras, mas não abrimos mão de buscar o melhor para o atendimento na saúde pública”, salientou. Disse também que nos próximos dias irá entregar duas novas ambulâncias para a Secretaria de Saúde do município e destacou o trabalho de atendimento do posto Central, que atende a pacientes até as 23 horas.
O vice-prefeito José Costa também falou, frisando que a Conferência é o grande momento de discutir os problemas de saúde no país. “Vocês estão contribuindo com o saber da população. Isso é cristão. Estão repartindo conhecimentos para um mundo melhor”, anunciou aos presentes.
Representando o Poder Legislativo, o presidente Kuhlkamp elogiou a Secretaria de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde por reunir os segmentos da sociedade. “Parabenizo pela competência e pela vontade de contribuir com o bem estar da população”, disse.
O presidente Murakami também salientou a importância de reunir a comunidade para discutir saúde. “Se não tiver saúde, não há vida. Conto com a participação maciça de toda a sociedade nos resultados dessa Conferência”, pediu.
Saudando os delegados da Conferência, a secretária Tatiane agradeceu o suporte que a prefeita Dalila oferece para sua pasta. “A prefeita tem dado todo o apoio que precisamos. Sem essa disposição não seria possível alcançar as metas que atingimos. A Secretaria está à disposição para ouvir a comunidade, a fim de fortalecer o sistema de saúde que todos precisamos”, complementou.
A equipe de teatro da Dengue fez uma apresentação que ilustra a necessidade de combate ao mosquito.
Os trabalhos da pauta
A Conferência levou os participantes a formular propostas para o âmbito municipal, de como priorizar diretrizes e fazer encaminhamentos que transformem as propostas em ações para a Saúde da população do município. O Regimento prevê até sete diretrizes nacionais relacionadas com o eixo da Conferência nas etapas municipais e estaduais, e cada diretriz pode conter 10 propostas.
Na plenária da Conferência foram votados relatórios com propostas e definições de prioridades locais e regionais, com indicações que podem orientar o governo e o Conselho de Saúde. Finalmente, elegeram delegados para as próximas etapas.
Da Assessoria - Assis Chateaubriand