Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

GERAL

Sebrae lança, em Curitiba, programa que prepara pequenas empresas para 2014

Para a maioria das pessoas, a Copa de 2014, que será realizada no Brasil, ainda está distante. Mas para os que pensam em ganhar dinheiro com o mega evento esportivo e usufruir dos legados econômicos que o Mundial deixará ao País, a hora de pôr a mão na massa está chegando.

07/08/2011 - 10:50


O Sebrae, em 12 estados brasileiros, onde estão as cidades-sede do Mundial, dentre as quais Curitiba, trabalha para ajudar empreendedores e empresários de micro e pequenas empresas a enxergarem oportunidades de negócios antes, durante e após o evento. É o Programa Sebrae 2014, que será lançado no Paraná nesta terça-feira (09), durante evento em Curitiba.
O Encontro Sebrae de Negócios – Oportunidades para 2014, voltado para empresários, começa às 8h, no Teatro Positivo, em Curitiba. Na ocasião, serão detalhadas informações sobre um estudo encomendado pelo Sebrae à Fundação Getúlio Vargas (FGV), que mostra que o Mundial deve gerar, somente na região de Curitiba, 554 oportunidades de negócios em setores econômicos, como agronegócio; construção civil; tecnologia da informação; turismo e produção associada; comércio varejista; e vestuário.
O evento de lançamento do Programa Sebrae 2014, em Curitiba, contará com a presença do ex-técnico da Seleção Brasileira de Futebol Luiz Felipe Scolari, o Felipão, que ministra a palestra “As pessoas devem estar preparadas antes da oportunidade chegar, não depois". O presidente do Sebrae, Luiz Barretto, participa do encontro. Assim como o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, Jefferson Nogaroli, e a Diretoria Executiva do Sebrae/PR, representada pelo diretor-superintendente, Allan Marcelo de Campos Costa. Também estarão presentes representantes do governo do Paraná e Prefeitura de Curitiba. As inscrições para o Encontro Sebrae de Negócios são gratuitas e podem ser feitas no www.sebrae2014.com.br ou no 0800 570 0800.
Encontros
A capital paranaense será mais uma cidade-sede a receber o evento, que começou por Cuiabá, Natal, Recife, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte. A série de encontros será realizada até o dia 30 de agosto, nas 12 cidades que serão sede dos jogos.  “Esses encontros fazem parte da estratégia do Sebrae para preparar as micro e pequenas empresas para a realização da Copa do Mundo. Além de identificar as oportunidades que serão geradas pelo evento, queremos também que a Copa do Mundo deixe um legado de desenvolvimento, tornando os pequenos negócios ainda mais competitivos”, afirma Luiz Barretto.
Allan Costa destaca os benefícios do Programa Sebrae 2014 para as micro e pequenas empresas, dentre os quais a melhoria em processos e produtos, aumento da produtividade e competitividade, redução de custos, aumento da credibilidade e da melhoria da imagem, maior adaptação às mudanças e melhores condições de atingir e manter o desempenho desejado nos negócios. “Queremos que a Copa sirva de estímulo para as micro e pequenas empresas melhorarem de patamar. O Mundial abre oportunidades, mas o importante é manter-se competitivo sempre e não apenas em grandes eventos como a Copa.”
José Gava Neto, gerente de Programas Estaduais do Sebrae/PR, ressalta que, além das ações previstas para empresários de setores estratégicos, como construção civil, turismo, vestuário, varejo, agronegócio e tecnologia da informação, também existe um trabalho especial de incentivo ao empreendedorismo, que visa orientar interessados em iniciar uma atividade empresarial aproveitando as oportunidades da Copa. “Para disponibilizar informações aos empreendedores do Paraná, com a antecedência necessária, pesquisamos questões ligadas à legislação, aos licenciamentos e às regras impostas pela FIFA. Essas informações, buscadas em países que já sediaram outras Copas, são estratégicas e essenciais para aqueles que pretendem investir em novos negócios”, avalia José Gava Neto.
O gestor do Programa Sebrae 2014 no Paraná, Aldo Cesar Carvalho, adianta que estão programadas uma série de palestras sobre o tema oportunidades de negócios e Copa de 2014, distribuição de cartilhas e aplicações para dispositivos mobile. “Após o lançamento do Programa, serão promovidos painéis técnicos para os setores impactados pela Copa de acordo com o timing de cada um deles”, afirma. “Apesar de não existirem indicadores sobre o nível de avanço das empresas após a Copa é evidente que isso vai ocorrer. A previsão é que o País receba aproximadamente 800 mil turistas em decorrência da Copa. Esse e outros fatores devem aquecer ainda mais a economia nacional”, ressalta.

Da Assessoria

C%c3%b3pia de web banner 550x250px