O Seurs vai reunir alunos, professores e técnicos de 23 Instituições de Ensino Superior (IES) dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Para o pró-reitor Dr. Wilson Zonin, a Unioeste está inserida em uma região de abrangência de 92 municípios no Oeste e Sudoeste do Paraná, tem procurado a cada ano aperfeiçoar sua relação com distintas instituições e organizações desta região de abrangência. “A participação efetiva no Programa Universidade Sem Fronteiras, no Programa Cultivando Água Boa, no PDE, na Formação Continuada de Professores, no Projeto Rondon é um bom exemplo disto”, observa o pró-reitor.
O Seminário
O Seurs é o evento sobre extensão de maior longevidade no País, tendo sido criado em Curitiba em 1983. O propósito inicial, mantido até hoje, é o de promover o intercâmbio entre as universidades da Região Sul, possibilitando discussões e trocas de experiências que permeiam a relação entre a universidade e a sociedade.
A partir da criação do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras, em 1987, o Seurs passou a ser um espaço privilegiado de discussões e de intercâmbio acadêmico. A sua organização é de responsabilidade da Regional Sul do Fórum, sendo mantida a periodicidade anual ao longo destes anos. Sua 29ª edição ficou sob responsabilidade da Unioeste, com o apoio da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Itaipu Binacional e da Fundação Araucária.
Objetivo
Promover o intercâmbio entre as Universidades Públicas da Região Sul, possibilitando discussões e trocas de experiências que orientam e conduzem as relações entre a Universidade e a Sociedade é o principal objetivo do evento, que busca ainda discutir as diretrizes atuais da política nacional de Extensão Universitária.
Analisar as políticas públicas com ênfase na Extensão Universitária, propiciar a discussão e a divulgação de conhecimentos, a partir das áreas temáticas definidas pelo Fórum Nacional das Universidades Públicas Brasileiras são também finalidades do Seurs, que se utiliza desta promoção para apresentar uma mostra de ações de extensão, em conjunto Universidades Públicas Estatais da Região Sul, estaduais e federais, e a Sociedade.
Os números do 29° Seurs
Com a participação de mais de 700 pessoas das IES e público das oficinas estimado em mil pessoas, será desenvolvida extensa programação incluindo palestras, visitas técnicas a Itaipu e ao Parque Tecnológico de Itaipu, Refúgio Ecológico e Projetos Socioculturais, Oficina Centro de Saberes, e apresentações de atividades de extensão.
Serão 28 Mesas Temáticas, com apresentação de 143 trabalhos por 250 apresentadores, além de 87 pôsteres, com a participação de 155 expositores/apresentadores, mais 52 vídeos relatos, que serão mostradas em 12 salas e 66 oficinas, sendo 12 delas distribuídas em duas escolas municipais, outras 17 oficinas em dois centros de convivência e mais 37 a serem apresentadas em oito diferentes colégios estaduais.
Serão instalados ainda 22 estandes das IES, contando ainda com a realização de atividades culturais. A Kula Webrádio Universitária do Campus de Toledo fará transmissão do evento ao vivo e a gravação de mil DVDs do áudio, e outros mil CDS serão gravados com os anais dos artigos da 29ª edição do Seurs. Também haverá atendimento básico de emergência nos três dias do evento, com a presença de representantes da Liga do Trauma e Emergência.
Da Assessoria
EDUCAÇÃO
Unioeste recebe representantes de mais de 20 universidades da Região Sul
Está tudo pronto para a realização do 29º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (Seurs), que será realizado no período de 22 a 24, com o tema “Economia ecológica, políticas sociais e integração latino-americana”. O evento será sediado neste ano pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), no Campus de Foz do Iguaçu, em promoção do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão da Regional Sul.
Mais lidas
- 1Esporte Cidadão: equipe de Toledo é premiada no Mato Grosso do Sul
- 2Let’s Dance 2025 terá mostras de dança e workshops para o público
- 3Estudo da Fiocruz revela mecanismo associado à gravidade da COVID-19
- 4Toledo lidera geração de empregos no Paraná no 1º trimestre
- 5Produtos com potencial de Indicação Geográfica são apresentados em encontro, no Sebrae/PR
Últimas notícias
- 1Com recorde de inscrições, Prêmio Queijos do Paraná acontece no fim do mês
- 2Maio Amarelo: programação de ações da campanha será intensa em Toledo
- 3Dia D de multivacinação no Paraná será no sábado; meta é atingir 300 mil doses aplicadas
- 4Aeroporto Municipal passa por vistoria da Força Aérea Brasileira
- 5Disciplina