Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Serviços de convivência da Assistência Social estão com inscrições abertas

São oferecidas atividades lúdicas, recreativas, esportivas, artísticas, culturais e, no caso dos Serviços de Convivência para adolescentes, também são ofertadas oficinas voltadas à preparação para o mundo do trabalho
07/12/2021 - 09:40


A Secretaria de Assistência Social e Proteção à Família (SMAS) reforça para a população que as inscrições para os diversos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), seja para o atendimento de crianças, adolescentes e idosos, já estão com inscrições abertas. São ofertados em várias unidades do Município e fazem parte da Política de Assistência Social.

Muitos destes serviços destinam-se a pessoas em situação de vulnerabilidade social e caracterizam-se por serem ofertados em grupos, respeitando os percursos de vida, visando fortalecer os vínculos familiares e comunitários, prevenindo, assim, a ocorrência de riscos e violações de direitos. Famílias inscritas no Cadastro Único têm prioridade para acessar estes Serviços.

Hoje a SMAS dispõe dos seguintes serviços: Programa ProJovem Adolescente; Espaço Vida – Programa Florir Toledo; Núcleo de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Naca); Unidades Sociais do Coopagro e do São Francisco; e Centro de Revitalização da Terceira Idade (Certi) do Coopagro e da Vila Pioneira.

Em todos estes locais são oferecidas atividades lúdicas, recreativas, esportivas, artísticas, culturais e, no caso dos Serviços de Convivência para adolescentes, também são ofertadas oficinas voltadas à preparação para o mundo do trabalho. Além destas atividades, os/as adolescentes que frequentam o Programa Projovem Adolescente e o Programa Florir Toledo recebem bolsa auxílio de R$130,00 mensais. Os SCFV para crianças e adolescentes atendem tanto no período matutino quanto vespertino. Neste caso, as crianças e adolescentes frequentam o SCFV no turno contrário ao da escola.

A secretária da SMAS, Solange Fidelis, ressalta o papel central que os SCFV ocupam na política de Assistência Social. “São serviços de proteção social básica que tem como princípios fortalecer vínculos familiares e comunitários e da convivência social. Contribuir com o desenvolvimento da autonomia individual de cada pessoa nessa convivência coletiva. Contribuir também com o desenvolvimento de potencialidades, de capacidades, a exemplo de adolescentes em relação à atividades lúdicas, criativas, para o desenvolvimento de uma fase tão importante, a transição para a vida adulta. Inclusive, com acesso a formação para o mundo do trabalho. Toda essa perspectiva de desenvolver esse adolescente na convivência social e também na relação interpessoal e nas relações familiares. É fundamental espaços coletivos que permitam esse desenvolvimento. Esse é o objetivo do SCFV”, explicou a secretária.

Ela acrescentou ainda que, da mesma forma, esse conceito é aplicado para as pessoas idosas.  “Temos um crescimento exponencial da população idosa, não só em Toledo, mas no Brasil e no mundo. Precisamos contribuir para o desenvolvimento dessas pessoas, as oportunidades que muitas vezes não tiveram na sua juventude, na sua vida adulta, que eram outros tempos. Então, hoje pode-se desenvolver fisicamente, intelectualmente, socialmente porque tem a convivência social, tem a interação, tem as atividades físicas que ajudam nas questões da saúde mental e física, alguns cursos, essa parte lúdica e criativa. Esse é o princípio dos dois serviços que temos com os dois Certis, que são referência no atendimento da pessoa idosa na proteção social básica”, salientou Solange Fidelis.


Com Assessoria
C%c3%b3pia de web banner 550x250px