Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

SAÚDE

Dia D de Multivacinação aplicou 2.363 doses vacinais em Toledo

O foco da ação era proteger os grupos prioritários contra os tipos de gripe “A” (H1N1 e H3N2), “B” e sazonais, as mais graves e comuns no Brasil
17/04/2023 - 21:10
Por Assessoria


A Secretaria de Saúde realizou, no último sábado (15), o ‘Dia D de Multivacinação’. Durante todo o dia, as unidades básicas de saúde (UBS) da sede e interior do município estavam abertas para receber a população para vacinar contra a Influenza e atualizar as cadernetas de vacinação. No total, foram aplicadas 2.363 doses vacinais diversas, sendo 1.368 para gripe. A abertura oficial do Dia D aconteceu na UBS Santa Clara IV com a presença de servidores municipais da Secretaria de Saúde, representantes da 20ª Regional de Saúde, entre eles o seu diretor Fernando Pedrotti, e o prefeito de Toledo, Beto Lunitti.

O foco da ação era proteger os grupos prioritários contra os tipos de gripe “A” (H1N1 e H3N2), “B” e sazonais, as mais graves e comuns no Brasil. “A intenção é oferecer as doses vacinais para pessoas mais suscetíveis ao agravamento caso contraia a doença. Apesar da campanha, ainda temos poucas pessoas com direito ao imunizante vacinadas”, disse a enfermeira do Setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde, Cleunice Sarturi.  

A população alvo para vacinação da Influenza no município soma 51.355 pessoas e até a manhã da segunda-feira (17) 7.956 haviam sido vacinadas, perfazendo 15,4% de cobertura. Um exemplo onde já está sendo feito a busca ativa são as puérperas. Das 242 mães com filhos recém nascidos, apenas 24 já foram imunizadas. “Temos baixa procura também entre gestantes, idosos, crianças e profissionais de saúde”, completa Cleunice. 

Além da vacina contra Influenza, o imunizante bivalente contra a Covid-19 teve uma boa procura, sendo administradas 432 doses. “Apesar de termos poucas pessoas vacinadas até o momento, os números do Dia D foram bons. Nossa vacinação ficou maior que a média dos outros municípios no sábado. Mas é preciso que as pessoas que ainda não se vacinaram procurem a UBS mais próxima de sua casa e tomem a vacina”, comenta a secretária interina de Saúde, Raquel Wammes. 

Público alvo - Podem receber sua dose pessoas que integram os seguintes grupos: idosos com 60 anos ou mais; gestantes e puérperas; trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários dessas unidades; crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; professores; pessoas com comorbidades; forças de segurança e salvamento; membros das forças armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; e indígenas.

Sem nome %281144 x 250 px%29