Casa de not%c3%adcias 1144x150

EDUCAÇÃO

Final do Campeonato de Robótica Educacional acontece na Escola Arsênio Heiss

Alunos das 36 escolas municipais de Toledo se enfrentam com os robôs construídos nas aulas de robótica
16/11/2023 - 17:26
Por Assessoria


O clima era de tensão e muita empolgação na semifinal do primeiro Campeonato Municipal de Robótica promovido pela Secretaria Municipal da Educação de Toledo (Smed) nesta quinta-feira (16) na Escola Arsênio Heiss. As duplas classificadas em cada escola chegaram cedo para realizar o credenciamento, pesar e medir os robôs, e se habilitarem para as chaves finais. As seletivas aconteceram em setembro e envolveram as turmas de Robótica do 3º ao 5º ano. 

“O foco não é a competição, mas a interação dos alunos, que se dedicam e acabam mostrando tudo aquilo que estão aprendendo no espaço de Robótica em cada escola. A competição funciona no esquema de mata-mata, apenas cinco duplas serão classificadas como finalistas e retornam amanhã para a grande final”, explica o coordenador de Robótica Educacional, Julio Cesar Braun. 

O campeonato deste ano envolve as disputas na categoria de Futebol Bluetooth, onde os robôs recebem uma quantidade de bolinhas no campo e vence aquele que “encaçapar” mais bolinhas no campo do adversário. Duas arenas foram montadas para a competição e uma terceira fica à disposição das equipes para testarem seus robôs antes das batalhas. 

A professora de Robótica da Escola Ivo Welter, Veraci Fonseca, acompanhava o ritual de seus alunos com os robôs antes de iniciarem as provas. “A gente testa na escola, mas até a hora de jogar pode desconfigurar algo porque passa muito tempo, então uma eventual falha pode ser na bateria ou na frequência do bluetooth. Por isso estamos testando. O medo é sempre saber como fica o emocional deles, pois já chegam aqui ansiosos pela própria competição”, diz a professora, preocupada com os alunos. 

Ela conta que desde o treino em sala de aula os alunos vinham discutindo estratégias de jogo. Segundo a professora, foi nítida a mudança de comportamento dos alunos desde as seletivas. “Eles se empenharam mais em sala, pois quando terminavam uma atividade podiam ir treinar. Todo o empenho em sala melhorou, até mesmo a fala com os colegas e comigo. A turma também melhorou, pois agora sabem que só vão participar das competições externas se compreenderem os conteúdos e se dedicarem mais”, relata a professora Veraci. 

Enquanto a professora estava transmitindo calma, seus alunos, Iris Pereira e Lucas Natanael Philips, do 4º B, já demonstravam sentimentos opostos. “Meu coração tá acelerado”, confessou Isis. “Mas é só ter calma, o importante não é ganhar, mas sim participar e pelo menos estou aqui”, disse com orgulho de representar sua escola na competição, mas com a serenidade de entender que já foi um grande mérito chegar até essa fase.

A secretária de Educação,  Marli Gonçalves Costa, reconheceu o empenho das equipes envolvidas. "Chegamos nesse ponto do campeonato muito felizes e satisfeitos. Estamos orgulhosos pelo empenho dos nossos professores de robótica, que trabalham diariamente para proporcionar as melhores experiências de aprendizado para nossas crianças. Essa é uma disciplina nova na educação, o que torna cada aula desafiadora. Também nos orgulha a receptividade dos alunos e a desenvoltura a cada dia que passa. Percebemos esse avanço e queremos ampliar cada vez mais essas oportunidades", frisa a secretária.

A primeira batalha da manhã já começou proporcionando muitas emoções entre os alunos. Pedro Henrique de Paula Dutra fazia dupla com sua colega, Maria Eliza Padilha de Souza, ambos representando a Escola Carlos João Treis. Quando o juiz contou as bolinhas do seu adversário, Pedro não escondeu a cara de decepção achando que tinham perdido. “Eu tava nervoso, parecia que eu tinha pego menos bolinhas, mas quando vi o resultado fiquei muito feliz”, relatou o jovem. 

“Eu fiquei com medo de perder, mas também fiquei muito feliz com o resultado”, disse Maria Eliza logo após a primeira vitória da dupla na semifinal. Recebidos com muita alegria pela professora Hellen Favoreto de Mello já veio o reforço: “Viu? Basta confiar”, cobrou como forma de incentivo e depois ofereceu uma água para acalmar os ânimos ainda emocionados dos alunos. 

Objetivos - O Campeonato Municipal consiste em reunir as equipes de Robótica Educacional dos espaços escolares, proporcionar a interação dos alunos e comunidade escolar para promover a divulgação do trabalho desenvolvido nesta disciplina nas escolas. Neste sentido a competição tem o objetivo de fortalecer o trabalho dos professores de Robótica Educacional; estimular a participação dos alunos e professores em eventos de tecnologia; motivar os alunos a exercer o protagonismo desenvolvido nas atividades de robótica; promover a troca de experiências e impulsionar interesses e aptidões em alunos do Ensino Fundamental I para a necessidade e finalidade do uso das tecnologias; demonstrar os conhecimentos de construção e programação desenvolvido nas aulas de Robótica Educacional; e incentivar o trabalho em equipe.

Exposição - Durante as competições no ginásio da Escola Arsênio Heiss, também houve exposição de projetos desenvolvidos pelos alunos locais: um cofre que abre com sensor; uma tartaruga da Xlogo; um Teleférico; e um Parafuso de Arquimedes que faz a transposição da água de um nível baixo para um nível mais elevado. 

A grande final acontece nesta sexta-feira (17) a partir das 14h com as cinco equipes finalistas que disputarão do 1º ao 5º lugar (os demais ganharam medalhas por chegarem às semifinais):

Shirley Lorandi Saurin

Olivo Beal

Princesa Isabel

André Zenere

Osvaldo Cruz

Sem nome %281144 x 250 px%29