A Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito foi palco, na tarde desta sexta-feira (8), de um encontro que reuniu autoridades municipais e lideranças empresariais e comunitárias. Em pauta, uma prévia de projetos de intervenções em rodovias que cruzam Toledo.
O engenheiro Alex do Couto Baseggio apresentou o resultado do trabalho (patrocinado por empresas locais) realizado até o momento. No início da explanação, ele trouxe detalhes da construção de viadutos na Avenida Egydio Munaretto — prolongamento da rodovia estadual PR-317 — nos cruzamentos com as ruas Primeiro de Maio, Eugênio Comin e Maranhão, com a Avenida Attílio Fontana e com a PR-585 (acesso a São Pedro do Iguaçu).
Está prevista também a implantação de vias marginais entre o trevo da PR-585 e a Avenida Attílio Fontana, com duplicação deste trecho. A duplicação se estenderia ainda até a confluência da Avenida Ministro Cirne Lima com a PR-317, incluindo a construção de uma segunda ponte sobre o Rio Toledo.
O projeto contempla intervenções adicionais na PR-585, que seria duplicada até o limite do bairro São Francisco, com novas rotatórias nos acessos pelas ruas Carlos Sbaraini e Antônio Bressam. Na PR-317, a duplicação alcançaria o trevo de Concórdia do Oeste, com três retornos em formato de trevo ampliado e um redesenho da ponte sobre o Rio São Francisco. O objetivo é corrigir o traçado da conhecida “curva da morte”, suavizando-a no sentido Ouro Verde do Oeste-Toledo e construindo uma nova ponte no sentido inverso, com a rodovia fazendo um traçado mais aberto.
Segundo Baseggio, ajustes finais serão feitos até o dia 25, quando o projeto será protocolado junto ao Governo do Estado. “Após conversa com a equipe do DER [Departamento de Estradas de Rodagem], precisei fazer alguns ajustes no projeto e, em razão destas alterações, ainda não é possível estimar quanto investimento seria necessário para executá-lo. Foram observações pertinentes que visam melhorar a segurança e a fluidez do tráfego, um atraso que é melhor ter agora do que depois que este trabalho for apresentado ao Governo do Estado”, pondera o engenheiro.
Tirar do papel – O prefeito Mario Costenaro reforçou: “Este é um projeto amplo, à altura do que Toledo merece e precisa. Espero que seja plenamente levado em conta, pois nossa cidade está em franco crescimento e precisamos nos preparar para o futuro. Precisamos ser pragmáticos, nos adequando ao volume de recursos que o Governo do Estado nos oferecer, mas sem perder a capacidade de sonhar e de ousar”, salienta. “Por isso, sou extremamente grato a todos que se envolveram nesta causa e estão empenhando recursos para fazermos estas obras saírem do papel”, acrescenta.
Já o assessor parlamentar e ex-prefeito Derli Donin destacou que o desenho atual minimiza alterações no cenário urbano. “Como todas as passagens de nível na Egydio Munaretto serão feitas por cima, o cenário urbano das vias transversais será minimamente alterado, reduzindo os gastos com desapropriação de áreas e os incômodos que naturalmente uma obra como esta causa”, analisa.
Além de Costenaro, participaram do encontro, pela administração municipal, o vice-prefeito Lucio De Marchi; o chefe de Gabinete, Reinaldo Sales; o assessor especial de Governo, Neuroci Frizzo; e os secretários Rogério de Lima (Segurança e Trânsito), Fábio Leal (Infraestrutura Rural e Urbana e Serviços Públicos) e Marcio Pimentel (Comunicação). A Câmara Municipal foi representada pelos vereadores Bruno Radunz, Genivaldo Jesus, Jairo Cerbarro e Professor Oséias.
O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), Cristiano Dall´Oglio da Rocha; o diretor-presidente da Primato Cooperativa Agroindustrial, Anderson Sabadin; e o sócio-proprietário da Fiasul, Augusto José Sperotto, foram alguns dos representantes da classe empresarial presentes ao encontro. Por parte das lideranças comunitárias, estava o presidente da Associação de Moradores da Linha Nossa Senhora do Rocio, Clarindo Mazzarollo.