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GERAL

Campanha Legal ganha reforço de entidades

Com o slogan “Vire amigo do leão”, a Campanha Legal 2011 cujo objetivo é destinar parte do Imposto de Renda para o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente foi lançada, nesta sexta-feira (2), no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit). Neste ano, a meta é atingir R$ 300 mil que deve ser revertida para as entidades beneficentes de Toledo. Em 2010, a Campanha arrecadou R$ 223 mil. Estima-se que aproximadamente duas mil crianças são beneficiadas com os atendimentos no Município. Qualquer pessoa (física ou jurídica) pode destinar parte do seu imposto de renda pra o fundo municipal da criança e do adolescente. Além que o contribuinte não paga a mais por este ato.

02/09/2011 - 18:13


A Associação Toledana de Imprensa (ATI) será responsável por difundir as informações para que um número máximo de pessoas participe da Campanha. O vice-presidente da ATI, Silmar Ramos, explicou que será feito um vídeo explicativo (passo a passo) do que é a Campanha. “Há medida que passam os anos, as pessoas vão conhecendo a Campanha e, principalmente, sabem onde o dinheiro é aplicado. Isto é um reforço para que mais pessoas dêem sua contribuição”.
Para Ramos, o foco da Campanha é a criança e o adolescente. “Nós apresentaremos para a sociedade as ações que as entidades a serem beneficiadas desenvolvem com este público”. Ele ainda lembrou que o contribuinte antecipa uma parte do valor do Imposto de Renda. “A Campanha Legal é de extrema importância para o Município”.
Outra entidade parceira é a Cooperativa Sicoob. Segundo o presidente, Augusto José Sperotto, o objetivo primordial é financiar a antecipação do imposto a um custo zero. “O Sicoob vai auxiliar no desenvolvimento da cadeia das entidades que dependem deste recurso. O Sicoob vai dilatar o prazo e ampliar o volume de recursos disponíveis para incentivar a Campanha. Queremos que este recurso permaneça no Município para auxiliar no desenvolvimento de ações as crianças e os adolescentes”.
Speratto afirmou que o Sicoob não pode deixar de participar da campanha, pois caso contrário estaria exercendo o papel de um banco. “Nós temos que mostrar que somos diferentes, mas não adianta só falar, nós temos que fazer”. Esta também é a linha do presidente da Acit, Walmor Lodi. Ele afirmou que a entidade vai ‘erguer esta bandeira’ com toda a comunidade, em especial com os contadores. “Nós temos que motivar e estimular estes profissionais. Eles devem se conscientizar da importância do dinheiro ficar na cidade”.
Lodi acredita que o Município tem capacidade de arrecadar mais de R$ 500 mil. “Na verdade não estamos fazendo nada para as entidades, e sim, para nós, pois são quase duas mil crianças e quantas outras que estão na fila de espera para serem beneficiadas. Esta ação contribui para que as pessoas saiam do nada e vão para a cidadania”.
O presidente da Acit também salientou que não importa o valor contribuído, mas que a pessoa pense que este recurso será destinado ao bem-estar das crianças e adolescentes.
Estratégias
Neste ano, uma das novidades que vai auxiliar na arrecadação é a visita aos escritórios contábeis. O presidente da Associação dos Contabilistas, Ademir Kopeginski, afirmou que a Campanha será explicada a cada proprietário e, principalmente que ao final da conversa, ele também seja mais um contribuinte. “Vida de contador não é fácil. O contabilista pode pensar que é um trabalho a mais, mas na verdade é uma contrapartida social da parte dele. Nós vamos apelar para o lado humano de cada profissional. Que ele saiba que o recurso será destinado às crianças de Toledo”.
Kopeginski argumentou que no ano passado a arrecadação foi expressiva e que em seu mandato, ele pretende que a Campanha continue crescendo e, assim, sucessivamente. Desta forma, ele enfatizou que o valor destinado é uma parcela do imposto de renda que a pessoa (física ou jurídica) pagaria ao Governo, ou seja, o recurso que antes era destinado para a União ficará no Município. “É algo simples e que a Lei permite. Os contabilistas podem fazer uma estimativa do valor que pode ser doado sem causar prejuízo ao contribuinte”.
Demandas
Em Toledo, as demandas das crianças e dos adolescentes diferem de acordo com o local em que residem. A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Rejane Marlene Link Neumann, informou que cada entidade está localizada em um bairro e cada uma busca atender a demanda daquele local. “O que se percebe em comum é a complexidade das questões que envolvem crianças, adolescentes e família. Nossas ações estão voltadas para resgatar e fortalecer o acesso aos direitos fundamentais do jovem”.
Rejane relatou que, por muitas vezes, a criança ou o adolescente está em uma situação de vulnerabilidade ou de violação de direito. Desta forma, a equipe técnica de cada entidade tem a função de intervir nestes casos. “Diariamente, há esta dinâmica de oferecer o atendimento a criança, ao adolescente e a família na comunidade. Além disso, também há uma preocupação da própria sobrevivência da instituição para manter ofertando os serviços e as ações a comunidade. De forma comum a todas é sempre um grande desafio desenvolver o trabalho com qualidade, dar continuidade e segurança para que seus técnicos e sua equipe possam trabalhar e realizar ações que contribuam no acesso ao direito e  a superação de violação de direitos”.
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente disse que é consenso no grupo a importância da população conhecer o que é a campanha. “Na verdade, elas não estão pagando um imposto a mais, e sim, destinando parte do imposto de renda para o Fundo Municipal. A soma é repassada as entidades não governamentais que atuam na área de defesa a criança e ao adolescente. A informação deve chegar de uma forma prática, ser compreendida e, principalmente que facilite na decisão da pessoa contribuir”.
Rejane ainda afirmou que “as pessoas precisam entender que a decisão de contribuir terá um reflexo importante na qualidade e continuidade das ações desenvolvidas em Toledo. O recurso vai auxiliar na ampliação do número de atendimentos de jovens e na qualificação do atendimento prestado”.

Texto Graciela Souza
Reportagem Selma Becker

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