A cárie é um problema que pode perturbar tanto os mais velhos quanto os mais novos. Para evitá-las, uma das recomendações do Ministério da Saúde é massagear uma gaze úmida na gengiva do bebê após a última mamada do dia. “Assim que apareceram os primeiros dentinhos, mudei da gaze para uma escova própria para bebês, junto com pasta sem flúor, por recomendação da odontopediatra. A dentista explicou que minha filha já tinha idade e dentes suficientes (ela tem 12) para o uso da mesma”, conta a servidora pública Christiane Leite Caldas, mãe de Manuela, de um ano e dois meses.
Além da preocupação com a higiene diária, o Coordenador de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Pucca, lembra aos pais sobre a importância da primeira consulta odontológica do bebê. “Quanto mais cedo levar a criança a um profissional, melhor”. Ele explica que na ocasião o dentista irá avaliar as estruturas internas da boca podendo, assim, identificar fatores de risco de cárie e discutir com os pais os aspectos de higiene, controle alimentar e da amamentação. O profissional poderá orientar, também, sobre como proceder quando os primeiros dentes começarem a surgir.
O Coordenador de Saúde Bucal do Ministério da Saúde recomenda, ainda, que o momento de escovar os dentes seja interessante para os pequenos. Transformá-lo em uma obrigação pode desestimular a criança. É preciso elogiar seu desempenho e esclarecer pacientemente a importância de manter a boca sempre limpa. “Nós orientamos que os pais tomem o cuidado de fazer a higienização bucal da criança de uma maneira prazerosa, e que garanta que essa higienização bucal seja bem feita. Depois é deixar a criança brincar com a escova, manuseá-la, para que aquele objeto se torne um objeto lúdico, e aí as possibilidades de que ela seja estimulada serão maiores.”, explica Pucca.
Os pequenos também aprendem imitando os pais. Por isso, escovar os dentes na frente dos filhos é uma maneira eficaz de fazê-los entender que esse é um hábito comum e importante. “Minha filha adora brincar com a própria escova. Ela fica esperando o momento da diversão. Manuela não pode ver ninguém escovando os dentes ou passando o fio dental que começa a rir! Acha o máximo.”, conta Christiane.
QUANTIDADE IDEAL DE PASTA
Escovar os dentes é um procedimento simples e imprescindível para manter a saúde bucal. Mas sabia que a grande maioria das pessoas usa a quantidade errada de creme dental? “Não precisa encher a escova. O equivalente a um grão de ervilha na escova de dente é mais do que suficiente para a gente fazer uma boa higienização. Aliás, é até melhor que seja pouco porque aí não faz muita espuma e a higienização fica mais eficiente”, alerta o Coordenador de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Pucca.
Outro ponto que Pucca destaca é que grande parte das pessoas não limpa os dentes de trás e a importância de escovar as superfícies internas destes dentes, tanto os superiores quanto os inferiores Ele alerta, ainda, que toda mancha dentária, mesmo que aparentemente inofensiva, pode ser uma cárie. “Quando a mancha no dente surgir é bom que seja diagnosticado por um profissional capacitado. Se feito o diagnóstico precoce, muitas vezes com a aplicação tópica de flúor, não precisa ser nem restaurado o dente.”, observa o Coordenador de Saúde Bucal do Ministério da Saúde.
Além de cuidados com a higiene bucal, o Ministério da Saúde também recomenda a redução do consumo de açúcar para evitar as cáries e outros problemas bucais. Atualmente, o Sistema Único de Saúde oferece uma série de ações em saúde bucal, voltadas para crianças e cidadãos de todas as idades, por meio do programa Brasil Sorridente. Para mais informações, basta acessar www.saude.gov.br.
Do Ministério da Saúde
SAÚDE
Ida ao dentista deve ocorrer antes da 1ª dentição
É por volta dos seis meses de vida que nascem os primeiros dentinhos do bebê. Mas para que a criança cresça com a dentição saudável, é preciso que a rotina de cuidar da saúde bucal seja introduzida antes mesmo de o primeiro dente de leite aparecer.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Prefeituras devem enviar documentação para construção de novas creches até 30 de maio
- 3Perifobia: Vozes da Margem e a Complexidade do Brasil Invisível
- 4Com recorde de inscrições, Prêmio Queijos do Paraná acontece no fim do mês
- 5A vida e história de Papa Leão XIV: Robertum Franciscum Prevost
Últimas notícias
- 1Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 2Autógrafo
- 3Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
- 4Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 5No 3º LirAa do ano, Toledo apresenta índice de infestação de 2,1%